Vinte anos se passaram desde o lançamento de Grand Theft Auto: San Andreas (GTA San Andreas, para os mais íntimos), o jogo icônico da Rockstar Games que mudou para sempre a cara dos jogos de mundo aberto.
Desde o seu lançamento em 26 de outubro de 2004, o jogo vendeu mais de 17 milhões de cópias e se tornou o jogo mais vendido no PlayStation 2, ganhando cinco Golden Joystick Awards e o título de Jogo do Ano de 2004 da GamesMaster.
Veja Também:
- GTA VI pode não chegar em 2025, alerta ex-produtor da Rockstar
- Menções à versão para PC de GTA 6 foram encontradas no launcher da Rockstar
San Andreas se tornou um gigante na indústria de jogos. Seu mundo virtual cobria 36 quilômetros quadrados – cinco vezes mais que seu antecessor Vice City. A história segue Carl “CJ” Johnson, que retorna a Los Santos em 1992 para encontrar o assassino de sua mãe. Ao longo do caminho, CJ se envolve em guerras territoriais, equilibrando seu passado criminoso com seu desejo de liberdade.
Muitas das mecânicas introduzidas em San Andreas foram refletidas em projetos subsequentes da Rockstar, como Red Dead Redemption 2, onde o elemento de simulação de vida se tornou um ponto chave. San Andreas também apresentou pela primeira vez um simulador de “jornada do crime”, abrindo caminho para a customização de personagens e suas atividades sociais.
Em 8 de outubro de 2021, a Rockstar Games lançou Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition, que trouxe o universo 3D para a era HD moderna. Esta versão recebeu muitas críticas dos jogadores por inúmeros problemas técnicos.