Ashley, Resident Evil 4 Remake
Ashley, Resident Evil 4 Remake (Imagem - Capcom).

A Capcom alterou discretamente o sistema anti-adulteração de Resident Evil 4 Remake. Em uma das atualizações mais recentes, os desenvolvedores removeram o Denuvo e o substituíram pelo DRM Enigma, conforme indicado por mudanças no banco de dados SteamDB.

O principal problema é que essa mudança já afetou alguns jogadores. Após a atualização, a injeção do DLSS4 parou de funcionar, assim como vários outros mods que funcionavam corretamente anteriormente, de acordo com reclamações de usuários online.

Testes independentes e benchmarks da comunidade também relatam que a mudança para o Enigma não melhorou a proteção contra cracking, podendo ter piorado o desempenho e levantado questões sobre estabilidade e segurança.

Resident Evil 4 Remake
Resident Evil 4 Remake (Créditos Imagem – Capcom).

Mais uma vez, a situação parece familiar: a atualização não conseguiu impedir a pirataria, mas os clientes que pagaram pelo jogo acabaram com um DRM mais rigoroso do qual não podem optar por não participar.

Os jogadores também observam que nunca concordaram com o uso do Enigma ao comprar o jogo, mas o sistema foi introduzido retroativamente.

A mudança de DRM foi confirmada pelo SteamDB (histórico de alterações do aplicativo), e o impacto no desempenho já foi analisado em testes de terceiros e relatos da comunidade. A Capcom ainda não se pronunciou publicamente sobre o novo sistema de proteção ou os problemas relacionados a ele.