Steam
Steam (Imagem: Steam).

Em um novo relatório publicado por Jason Schreier na Bloomberg, o jornalista aborda um dos grandes desafios da indústria moderna de videogames: o excesso de lançamentos. No texto, Schreier apresenta estatísticas impressionantes que mostram como o mercado mudou nos últimos anos. De acordo com o SteamDB, aproximadamente 9.656 jogos foram lançados no Steam em 2020. Em 2024, esse número teve um aumento de 93%, para 18.626.

Na situação atual, em que desenvolvedores de jogos competem não apenas com outros desenvolvedores por compras e jogos, mas também com serviços de streaming, aplicativos de mídia social e assim por diante, os estúdios já enfrentam dificuldades para vender cópias. Some-se a isso o fato de que cada vez mais jogos são lançados a cada dia, tanto grandes quanto pequenos projetos independentes, competindo por atenção, e o problema se torna ainda mais urgente.

Para ser mais preciso, isso não é necessariamente um problema para o jogador casual de videogame. Talvez agora seja um momento melhor do que nunca para ser um jogador, simplesmente porque há uma enorme quantidade de jogos excelentes em diversas faixas de preço, disponíveis em diversos dispositivos e até mesmo naqueles que não exigem nenhuma configuração prévia, graças aos serviços de streaming em nuvem de última geração.

Fortnite (Créditos Imagem – Epic Games).

Mas isso está se tornando um problema cada vez mais sério para os desenvolvedores de jogos, especialmente considerando que jogos como Fortnite e outros jogos de serviço representam uma competição séria para qualquer um que esteja tentando simplesmente lançar um jogo novo e completo.

É improvável que estúdios de jogos citem “muitos jogos” como motivo para demissões ou fechamentos, mas essa é uma nova realidade com a qual a indústria precisa lidar agora mais do que nunca. É inegável que o crescimento da indústria de videogames nos últimos anos significou o surgimento de um novo normal que os desenvolvedores de jogos simplesmente não precisavam enfrentar no mesmo nível que há apenas cinco anos.