Hi-Fi-RUSH
Hi-Fi RUSH (Imagem - Tango Gameworks).

O chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty, concedeu entrevista ao podcast Variety, onde falou sobre acontecimentos recentes na vida da Microsoft. Em particular, falaram sobre o fechamento da Tango Gameworks.

Reunimos abaixo os momentos mais interessantes da conversa.

Sobre a Tango Gameworks

  • Booty reconheceu que fechar a Tango Gameworks foi uma decisão difícil, mas todos os funcionários afetados receberam todo o apoio necessário.
  • Ao tomar a decisão de fechar a Tango Gameworks, a Microsoft avaliou suas perspectivas futuras, não seus méritos passados. A empresa também levou em consideração mudanças na equipe da Tango Gameworks – lembramos que no passado o estúdio era liderado pelo criador de Resident Evil, Shinji Mikami.
  • Como você pode notar, as razões específicas para o encerramento da Tango Gameworks novamente não foram declaradas e Matt Booty deu uma “sabonetada” no assunto.

“Existem muitos fatores que influenciam o sucesso de um jogo: que tipo de gestão você tem, quem faz o trabalho criativo, as pessoas que fizeram o jogo ter sucesso ainda estão na equipe? Devemos considerar todos estes fatores e perguntar-nos: temos o que é preciso para ter sucesso no futuro? Pode ter havido fatores ou situações no passado que levaram ao sucesso, mas eles não estarão necessariamente presentes quando você olhar para os planos futuros.”

Matt Booty

A Tango Gameworks foi inaugurada em 2010. Ao longo dos anos, a equipe lançou dois títulos de The Evil Within, o jogo de ação paranormal Ghostwire: Tokyo e o ritmo slasher Hi-Fi Rush.

Pois bem, mas na entrevista que Matt Booty concedeu, ele não falou apenas sobre o fechamento da Tango Gameworks:

Sobre Jogos

  • Booty listou as três principais categorias de jogos de negócios do Xbox como “blockbusters”, “geradores de receita previsíveis” e “jogos exclusivos que mostram criatividade”. Na categoria “blockbuster”, Booty destacou Warcraft, Call of Duty e Minecraft.
  • Na categoria “fontes de renda previsíveis” estavam Sea of Thieves, Forza Horizon e The Elder Scrolls Online.
  • Os recursos “únicos” do jogo eram Pentiment e Senua’s Saga: Hellblade II.
  • O sucesso de cada jogo é determinado por uma métrica interna exclusiva de cada categoria.
  • Booty considerou o aparecimento de Diablo IV no Game Pass o maior lançamento da história do serviço e dos estúdios internos do Xbox. Nos primeiros 10 dias, os usuários jogaram 10 milhões de horas.
  • Sea of Thieves teve um desempenho muito bom no PS5, mas seu sucesso não significa que todos os jogos do Xbox serão lançados na plataforma PlayStation. Cada projeto será considerado separadamente.
  • Os exclusivos do Xbox continuarão a ser lançados. O lançamento de jogos de estúdios internos no Game Pass no dia do lançamento também continuará.

Lembremos que o recente Xbox Games Showcase 2024 foi muito elogiado. Agora a empresa vai visitar a gamescom, onde trará Awoved e World of Warcraft: The War Within.