Gabe Newell

A disputa legal entre Wolfire Studios e Dark Catt Studios contra a Valve começou em 2021 e desde então ganhou status de ação coletiva. Isso foi relatado pela primeira vez pelo portal GamesIndustry.biz, onde eles disseram ter visto um documento judicial que mostra um pedido de certificação de grupo.

O juiz distrital dos EUA, Jamal N. Whitehead, concedeu a moção. Isso significa que o processo antitruste movido pela Wolfire Studios e Dark Catt Studios agora tem potencial para se tornar uma disputa muito maior.

O documento afirma que a ação coletiva se aplicará a quaisquer desenvolvedores, editores ou pessoas que pagaram à Valve uma comissão pela venda do jogo. A ação coletiva diz respeito à comissão de 30% que a empresa recebe em cada compra. A ação coletiva será aplicada a pessoas que estiveram em ou após 28 de janeiro de 2017.

Veja Também:

A Valve não é a única que recentemente esteve envolvida em litígios sobre questões semelhantes. A Sony também está envolvida em uma ação coletiva porque impediu varejistas como Amazon, GameStop ou Best Buy de vender diretamente códigos digitais para jogos de PlayStation.

Isto levou à sensação de que a Sony está a monopolizar os jogos e a forçar os consumidores a pagar preços mais elevados do que pagariam à uma loja alternativa.

Na decisão, o juiz decidiu rejeitar o pedido da Valve para excluir o depoimento do perito. Esse especialista é o Dr. Stephen Schwartz, que ligou para os dois estúdios para defender seu caso. Nesse caso, Wolfire Studios e Dark Catt serão representantes de classe no processo.

Neste ponto, não se sabe quanto tempo essa ação coletiva levará, já que a ação coletiva da Sony só será levada ao tribunal por mais alguns anos.