Black Mesa, um remake de Half-Life feito por fãs, recebeu críticas mais positivas do que o original de 1998 da Valve, se não muito, tornando Black Mesa não apenas um dos melhores jogos que você pode jogar na Steam, mas também um verdadeiro remake de Half-Life.
Nem é preciso dizer que um número tão grande de críticas e uma atitude positiva dos críticos em relação ao Black Mesa simplesmente não teriam acontecido se a Valve não tivesse criado o Half-Life original.
No entanto, ainda é incrível ver que o amor e o cuidado do desenvolvedor Crowbar Collective pela série foram verdadeiramente reconhecidos desde o lançamento de Black Mesa na Steam em 2020.
A equipe de Black Mesa agradeceu a todos pelo feedback, escrevendo:
“Grande dia hoje! Muito obrigado a todos vocês! Atingimos o incrível marco de 90.000 críticas extremamente positivas na Steam.”
No momento em que escrevo, Black Mesa tem 90.160 avaliações, 95% das quais são positivas. Em comparação, o clássico jogo de 1998 da Valve tem 71.949 avaliações, das quais 96% são positivas.
Dado que Half-Life é considerado por muitos como uma conquista histórica em shooters e videogames em geral, o fato de os desenvolvedores de Black Mesa terem recebido elogios da Valve e da comunidade Half-Life em geral não é pra qualquer um.
Em comparação, o muito criticado Half-Life Source tem apenas 11.202 críticas, que são em sua maioria positivas, pois embora a versão aprimorada do Half-Life da Valve tenha feito algumas melhorias gráficas e físicas, tem muito mais falhas do que o jogo original e do que em Black Mesa.
Em suma, Black Mesa ganhou sua reputação e merece estar no mesmo nível do Half-Life original, apesar de não ter sido criado pela Valve.
Ele também não estará sozinho em breve, já que Half-Life 2 Remastered está chegando a Steam, o que deve nos dar uma versão melhorada e visualmente remasterizada da sequência da Valve. Lembrando que esse projeto também está sendo desenvolvido por fãs, com a autorização da Valve.