Os autores do primeiro Dead Space disseram em entrevista ao canal no YouTube Dan Allen Gaming que fizeram uma proposta para a Electronic Arts oferecendo para criar uma continuação da série cult.
Glen Schofield, Bret Robbins e Christopher Stone, veteranos da Visceral Games que desenvolveram o Dead Space original (2008), disseram ter muitas ideias para Dead Space 4. No entanto, a Electronic Arts recusou-se a cooperar.
“Nós nos oferecemos para fazer Dead Space 4 em 2024, mas não funcionou. Eles não estão interessados, mas sabem que podem nos contatar“, disse Glen Schofield.
Christopher Stone acrescentou que entende a decisão da EA, citando o estado da indústria de jogos moderna, onde os editores estão relutantes em dar uma chance a projetos novos ou arriscados.
A última parte da trilogia, Dead Space 3, foi lançada em 2013, mas sua recepção foi mista. Depois disso, a Visceral Games foi fechada e muitos desenvolvedores foram para outros estúdios.
Schofield continuou o gênero de terror com The Callisto Protocol, que foi um sucessor espiritual malsucedido de Dead Space. Inclusive, Glen Schofield culpou a editora Krafton pelo fraco desempenho de The Callisto Protocol. Falamos mais sobre isso neste link.