Prince of Persia: Sands of Time
Prince of Persia: Sands of Time (Imagem: Ubisoft)

Em uma ampla mudança para reestruturar suas operações globais, a Ubisoft anunciou o cancelamento de seis projetos. A editora observou que os títulos cancelados não atenderam aos seus novos padrões internos de qualidade implementados.

A baixa mais notável é o remake de Prince of Persia: The Sands of Time, que já estava atrasado há tempos. Além do retorno do príncipe, a Ubisoft descartou três novas IPs, um projeto para dispositivos móveis e um jogo ainda não anunciado.

Ademais, outros sete títulos atualmente em desenvolvimento foram adiados para receberem aprimoramento. Há muita especulação de que um desses projetos adiados seja o remake de Assassin’s Creed 4: Black Flag, que recentemente apareceu no site oficial de classificação PEGI.

Como parte dessa consolidação, a Ubisoft está fechando dois de seus estúdios. O primeiro é o Ubisoft Halifax, no Canadá, conhecido por títulos para dispositivos móveis como Assassin’s Creed Rebellion e Tom Clancy’s ShadowBreak.

O segundo é o Ubisoft Stockholm, o estúdio sueco foi um dos principais inovadores em tecnologia de jogos na nuvem e sistemas de mundos integrados, atuando como um parceiro técnico vital para a Massive Entertainment em Avatar: Frontiers of Pandora e Star Wars Outlaws.

A reestruturação também introduz um novo modelo organizacional, dividindo os estúdios restantes da Ubisoft em cinco divisões criativas distintas:

  • Vantage Studios: Uma subsidiária inaugurada em 2025 e parcialmente controlada pela Tencent. Essa divisão supervisionará as três principais franquias da empresa: Rainbow Six, Assassin’s Creed e Far Cry.
  • Shooter Division: Especializada em jogos de tiro táticos competitivos e cooperativos, incluindo The Division, Ghost Recon e Splinter Cell.
  • Divisão de Serviços Online: Dedicada a títulos de jogos como serviço em andamento, como For Honor, The Crew, Riders Republic, Brawlhalla e Skull & Bones.
  • Divisão de Fantasia e Narrativa: Responsável por experiências focadas na história e na construção de mundos, abrangendo Anno, Might & Magic, Rayman, Prince of Persia e Beyond Good & Evil.
  • Divisão Casual e Familiar: Focada em um público mais amplo, com títulos como Just Dance, Uno e outros.

Essa mudança drástica ocorre logo após a Ubisoft ter finalizado a aquisição dos desenvolvedores do MOBA March of Giants.