Baldur's Gate 3 - Astarion
Baldur's Gate 3 - Créditos da Imagem: Larian Studios.

No dia 15 de fevereiro aconteceu o DICE Awards 2024, onde Baldur’s Gate 3 venceu em cinco categorias ao mesmo tempo, incluindo Jogo do Ano.

Porém, seus desenvolvedores não foram convidados para a festa organizada após o evento.

O chefe editorial do Larian Studios, Michael Dawes, disse que os organizadores disseram aos membros da equipe que o local estava lotado e não havia espaço para eles. Essa atitude irritou o desenvolvedor.

“Eles não nos deixam entrar na festa porque está com capacidade máxima. Muito engraçado. Talvez eu devesse ter agradecido a mais acionistas. Meu fígado gostaria de agradecer à Academia.”

Michael Dawes

A verdadeira razão para a atitude fria dos organizadores da festa em relação a um dos vencedores da cerimónia pode não residir na falta de espaço.

Ao aceitar o prêmio de Jogo do Ano, Michael Dawes e o gerente de produção David Walgrave falaram abertamente sobre as demissões na indústria de jogos e a influência dos acionistas no processo de desenvolvimento.

“Tivemos muitas apresentações no palco, mas outras não tiveram tanta sorte. Esta é uma indústria verdadeiramente humana, mas às vezes somos péssimos em mostrar aos desenvolvedores o que eles valem… Isso é especialmente óbvio aqui, cercado por toda essa riqueza”

Michael Dawes, chefe de publicação da Larian

“Pedimos que você pague apenas um preço pelo jogo e você poderá possuí-lo pelo resto da vida. Não temos acionistas, mas nem pensamos neles. Em holandês existe uma expressão: “A honestidade dura mais” ou algo parecido”

David Walgrave, chefe de produção da Larian

Este não é o primeiro incidente desagradável que ocorreu com os desenvolvedores de Baldur’s Gate 3 ao receberem prêmios pelo jogo.

Em dezembro, no The Game Awards 2023, o RPG também recebeu o título de “Jogo do Ano”, mas durante o discurso de premiação, o chefe do estúdio, Swen Vincke, foi convidado a encerrar, e diretamente, com palavras sobre seu falecido colega.

Tais restrições foram consequência da nova política dos organizadores do prêmio, pela qual foram posteriormente criticados online.