Call of Duty®: Warzone™ 2.0
Call of Duty®: Warzone 2.0 (Créditos Imagem - Activision).

Microsoft, Activision Blizzard, Roblox, Epic Games, Rockstar e várias outras grandes empresas de jogos receberam uma série de seis ações judiciais. Uma mulher do Arkansas decidiu processar os desenvolvedores, acusando-os de desenvolver um vício em jogos em seu filho.

A ação alega que os jogos das empresas citadas são viciantes. Um filho que ficou viciado em videogame abandonou a escola, sofre de transtorno depressivo grave e tem acessos de raiva. Segundo a mãe, cerca de US$ 350 (R$ 1.755,36) são gastos em jogos todos os meses.

Várias páginas da denúncia são dedicadas à descrição das propriedades nocivas de cada um dos jogos. Alguns títulos foram criticados pela “monetização predatória”, outros pela jogabilidade muito interessante.

GTA Online
GTA Online (Reprodução – Rockstar Games).

Por exemplo, Call of Duty é culpado de recompensar constantemente novas armas, bons gráficos e “outras doses de dopamina”. O Minecraft pode ser uma maneira divertida de construir mundos e “faz você se conectar com outras pessoas ”. E GTA 5 contém tantas atividades que o jogador nunca fica entediado.

Os advogados das empresas já apresentaram uma moção dizendo que os jogos são um meio de autoexpressão e declarando-os “muito divertidos” limita a liberdade de expressão protegida constitucionalmente. Além disso, os advogados não conseguiam compreender quais características específicas do jogo causavam danos à família.