Assassins-Creed-Shadows-screenshot-5
Assassin's Creed: Shadows - (Créditos: Ubisoft).

Assassin’s Creed: Shadows pode ser incluído antecipadamente na lista dos lançamentos mais problemáticos de 2025. Recentemente, soube-se que metade dos desenvolvedores de Assassin’s Creed Shadows nunca fizeram um jogo antes. Mas o foco desta notícia aqui não é esse.

A comunidade de jogos no Steam chamou a atenção para uma das cláusulas do contrato de licença. Segundo ele, os jogadores precisam permitir acesso ao monitoramento de RAM para que o jogo possa rastrear aplicativos de terceiros na RAM do PC e, caso seja detectado, enviar dados para a Ubisoft, incluindo o IP do proprietário.

Muitos jogadores não gostaram desta cláusula do acordo e acusaram a Ubisoft de espionar os usuários. O fato é que desta forma o jogo terá acesso aos dados do usuário e, em caso de violação do sistema de segurança, poderá simplesmente ser banido da sua conta. O requisito não pode ser dispensado: ele é necessário para executar Assassin’s Creed Shadows, como você pode ver abaixo:

Para ser justo, os jogadores raramente olham para o contrato do usuário ao comprar um jogo específico (eu, inclusive, e você também, muito provavelmente) – mas às vezes você pode encontrar neles condições muito mais interessantes, digamos assim. Mas no caso de Assassin’s Creed: Shadows, a desconfiança no projeto é tão grande que os jogadores começam a ler cada linha.

Lembramos que Assassin’s Creed: Shadows será lançado em 14 de fevereiro para PC, PS5 e Xbox Series X/S.