A política de preços regional deve ser algo lucrativo para os jogadores. Que, em vez de serem esmagados, os editores prestam clara atenção ao poder de compra dos jogadores em certas regiões, que também é influenciado pela força da moeda, por exemplo.
Porém, infelizmente, esta política acabou sendo explorada por muitas partes, incluindo jogadores na Indonésia. Não acredita?
Basta ver quantos jogadores do Steam na Indonésia têm “casas” na Turquia e na Argentina em nome dos jogos mais recentes e super acessíveis.
Mas, infelizmente, eles não podem mais fazer isso. A Valve finalmente “consertou” esse buraco de exploração.
Ao não basear mais os preços dos jogos na moeda local, mas usar o dólar americano como padrão, a Valve está fechando a lacuna na “exploração” de preços regionais do Steam nos mercados turco e argentino.
O resultado? Os preços dos jogos nestes dois países dispararam drasticamente, atingindo 3.000% – 8.000%. Porém, isso não acontece em todos os jogos, embora os aumentos ainda sejam inevitáveis.
Apenas algumas editoras, como a Supergiant Games, por exemplo, ainda mantêm os antigos preços regionais.
Ainda não está claro se esta situação fará com que muitos jogadores que exploram os preços dos jogos através da região da Turquia ou da Argentina acabem desistindo ou não.
Porém, esse ajuste não é inteiramente culpa do gamer considerando o fraco valor da moeda. E você? Você já explorou os preços dos jogos Steam na Turquia e na Argentina? Eu já! Mas, infelizmente, isso acabou…