Imagem: Reprodução

A maioria das pessoas em círculos de entusiastas de tecnologia já ouviu falar — ou possui — um Steam Deck e possivelmente até instalou distribuições Linux baseadas no SteamOS, como o Bazzite ou o Chimera.

A pequena, porém crescente, reação negativa contra os requisitos de hardware rigorosos do Windows 11 e as atualizações forçadas pode ter se tornado evidente na mais recente Pesquisa de Hardware e Software do Steam, que mostra um recorde histórico de 3,20% para o Linux.

Esse número representa um aumento de 0,15% em apenas um mês, um valor bastante impressionante se considerarmos que, durante anos, o uso do Steam Linux ficou abaixo ou pouco acima de 1%.

O lançamento do Steam Deck em 2022 naturalmente aumentou esse número, mas a comunidade gamer parece estar se voltando para os derivados do SteamOS, já que a família de sistemas operacionais atingiu uma participação de 1,9% em 2023, 3,05% em 2025 e, atualmente, 3,20% até o momento da redação deste texto.

Embora o Steam Deck seja um produto valioso por si só, não é difícil imaginar que a ascensão do Linux seja parcialmente justificada pelas artimanhas do Windows 11, como atualizações que quebram o sistema, uma experiência de usuário repleta de notificações e pop-ups, integração forçada do Copilot e do OneDrive e, claro, a atualização forçada do Windows 10 para o Windows 11.

Processadores (CPU)

No que diz respeito ao hardware, os processadores AMD continuam sua marcha constante contra a Intel. A AMD agora detém 42,61% do mercado de processadores para jogos, contra 57,30% da equipe azul. Com exceção de um mês, a participação da Intel no mercado de CPUs vem caindo constantemente há quase um ano e não mostra sinais de desaceleração.

A análise dos núcleos da CPU também revela um dado interessante. Somente no último mês, as CPUs com 8 núcleos físicos ou mais apresentaram um aumento combinado de 0,47% (pelo menos no Windows), o que significa que os jogadores estão comprando ou atualizando seus computadores em um ritmo bastante acelerado e, possivelmente, que estão optando principalmente por sistemas AMD.

Placas de Vídeo (GPU)

Em relação às placas gráficas para jogos, surgiram alguns desenvolvimentos surpreendentes. A RTX 5070 é agora a GPU Blackwell mais comum entre os sistemas analisados, registrando um aumento de 0,33% e atingindo 2,12% do total. Isso representa quase o mesmo número de usuários que os usuários da RTX 5060 e da RTX 5060 Ti juntos, o que não era o desenvolvimento que esperávamos, dado o ritmo aparentemente acelerado de adoção da RTX 5060.

A RTX 5060 aumentou sua participação em 0,30%, atingindo 1,54% dos sistemas analisados. Enquanto isso, a RTX 5070 Ti teve um aumento de 0,19% em sua participação, chegando a 1,09% do total, e a RTX 5080 cresceu 0,14%, alcançando 0,96%.

Mais informações podem ser encontradas na página oficial da pesquisa de hardware e software do Steam.

A Steam Hardware & Software Survey é uma pesquisa mensal que a Valve realiza para entender quais tecnologias, softwares e hardwares os clientes estão usando, o que, por sua vez, ajuda a empresa e os desenvolvedores de jogos a tomar futuras decisões de investimento.

A Valve seleciona aleatoriamente os participantes e permite que você opte por não participar da pesquisa. Portanto, os dados finais nunca são 100% precisos.