Analistas publicaram os resultados de uma pesquisa na qual os entrevistados compartilharam com que frequência eles buscam por remasterizações ou remakes de jogos.
A MTM entrevistou 1.500 pessoas nos EUA e no Reino Unido, todas elas jogadores regulares de PC e console. Para ser mais preciso, eles definiram um remake como “uma releitura do jogo original, construído do zero com gráficos, mecânicas de jogo e, às vezes, elementos da história atualizados”, enquanto uma remasterização é “uma versão aprimorada do jogo original com gráficos, som e desempenho aprimorados, sem alterar a jogabilidade principal”. Justo.
Descobriu-se que 85% dos entrevistados jogaram um remaster ou remake de um jogo com o qual não estavam familiarizados no ano anterior. Além disso, 76% das pessoas disseram que gostariam de ver reboots de jogos antigos de alguma forma. Eles evocam sentimentos de nostalgia e remetem as pessoas à infância.

Outros entrevistados se preocupam com o fato de os estúdios estarem escolhendo o método que consideram mais fácil. Outros se mostram descontentes com o fato de os desenvolvedores priorizarem remasterizações em detrimento da inovação.
Um dos lançamentos mais recentes a gerar polêmica na comunidade foi Metal Gear Solid Delta. Os fãs notaram que não havia muita diferença entre a versão original e a atualizada. No entanto, alguns foram introduzidos em MGS graças ao remake.