Horizon Zero Dawn
Horizon Zero Dawn (Créditos Imagem - Sony, Guerrilla).

A prática de exclusividade é comum na indústria dos videogames há muito tempo, com plataformas como o PS4 e o Nintendo Switch tendo a reputação de ter uma grande biblioteca de jogos exclusivos.

No entanto, o lançamento de jogos como Helldivers 2 e Gears of War, para plataformas concorrentes tem sido controverso. Muitos acreditam que a exclusividade não é mais tão importante, e uma pesquisa da Gamescom mostra que os desenvolvedores concordam.

A Gamescom começa no final deste mês, e desenvolvedores de toda a indústria aguardam ansiosamente o evento. Além dos anúncios e apresentações de jogos, os desenvolvedores também aguardam ansiosamente a Devcom, a seção da Gamescom dedicada aos desenvolvedores e suas experiências.

Gears of War: Reloaded
Gears of War: Reloaded (Imagem: Xbox)

Os resultados das pesquisas da Devcom também foram divulgados recentemente, revelando informações interessantes sobre a visão do setor sobre diversas questões, incluindo exclusividade. De acordo com a pesquisa, 94% dos entrevistados não acreditam mais que a exclusividade total seja uma boa estratégia.

32% acreditam que a exclusividade desaparecerá completamente, enquanto 34% esperam mais exclusividades temporárias. Apenas 6% dos entrevistados acreditam que os estúdios continuarão a levar a exclusividade a sério, indicando um declínio significativo nessa tendência.

Entre seus principais concorrentes, a Nintendo parece ser a única que ainda mantém sua tradicional abordagem de exclusividade. No entanto, a empresa já adaptou jogos menores, como The Wonderful 101, para PC.