Epic Games Store Xbox
Epic Games Store (Imagem: Microsoft Store).

Em uma entrevista ao Polygon, Phil Spencer, dono do Xbox, disse que gostaria de quebrar os jardins murados que limitam os jogadores a comprar apenas jogos de console através da loja digital oficial do console.

Ao ser questionado se isso significava que ele poderia ver um futuro onde outras lojas de terceiros, como a Epic Games Store ou itch.io, poderiam acabar no Xbox, Spencer disse que sim, citando como exemplo a maneira como a Microsoft lida com o Windows.

“[Considere] nossa história como empresa Windows”, explicou ele. “Ninguém piscaria duas vezes se eu dissesse ‘ei, quando você está usando um PC , você decide o tipo de experiência que terá [escolhendo onde comprar jogos]’. Há um valor real nisso.”

Spencer continuou explicando que o modelo atual de vender consoles com prejuízo e recuperar o dinheiro através da venda de jogos está se tornando menos eficaz, porque os preços dos componentes não caem tanto ao longo da vida de um console, enquanto ao mesmo tempo o o mercado de consoles não está crescendo.

Jogos grátis em 2022
Epic Games Store é uma das principais lojas digitais de jogos para PC da atualidade (Imagem – Epic Games).

“[Subsidiar hardware] torna-se mais desafiador no mundo de hoje”, disse ele. “E direi, e isso pode parecer altruísta demais, não sei se isso está fazendo a indústria crescer.

“Então eu penso, quais são as barreiras? Quais são as coisas que criam atrito no mundo de hoje para criadores e jogadores? E como podemos fazer parte da abertura desse modelo?”

Uma solução, acredita ele, é permitir que mais lojas apareçam nos consoles Xbox, dando aos jogadores mais opções e potencialmente criando preços competitivos.

“Se eu quiser jogar em um PC para jogos, sinto que sou mais uma parte contínua de um ecossistema de jogos como um todo”, disse ele, “em oposição a [no console, onde] meu jogo é meio fragmentado. – para usar um termo de jogo – baseado nesses diferentes ecossistemas fechados nos quais tenho que jogar.”

Vale citar que atualmente, a própria loja da Microsoft em sistemas Windows já possui download disponível para a Epic Games Store em sua loja.