Phil Spencer - Xbox - Microsoft

Se a filosofia do Xbox sobre exclusividades ainda não estava clara, Phil Spencer fez questão de explicá-la novamente em uma entrevista ao Polygon. Na verdade, disse ele, o conceito de exclusividade é um dos motivos da estagnação do mercado tradicional neste momento, pelo que no futuro veremos uma abertura ainda maior da Xbox em relação a outras plataformas.

A Xbox Game Studios já trouxe vários jogos para PS5 e Nintendo Switch este ano, alguns já lançados e outros planejados para as próximas semanas. Para Spencer, é uma forma de atrair mais jogadores para jogos mais antigos, aumentando as suas vendas, mas também é uma forma de superar alguns dos velhos hábitos da indústria, como a exclusividade, que são parte da razão da estagnação do mercado de consoles.

“[Considere] dois anos de falta de crescimento na indústria de jogos. Você começa a se perguntar: bem, não quero crescer às custas da indústria, quero crescer como parte da indústria, e o que precisamos fazer como indústria para voltar ao caminho do crescimento? O que quero dizer é que todas as decisões que tomamos hoje e amanhã são para o bem do Xbox. Eu sei que algumas pessoas veem alguma maldade nos bastidores que nos obriga a fazer coisas – ‘Phil odeia exclusividades e é por isso que estamos trabalhando com PlayStation e Switch agora‘. Mas cada decisão que tomamos é projetada para tornar o Xbox mais forte no longo prazo.”

Phil Spencer

Spencer então reiterou a ideia de querer levar o Xbox a todas as telas para atrair um usuário mais jovem, dizendo-lhe que o Xbox é um lugar para encontrar ótimos jogos sem as limitações de um console.

E ainda falando em Xbox, o jornalista e insider Jez Corden falou recentemente durante o podcast do Xbox Two sobre o desenvolvimento de um Xbox portátil.