PS5
PS5 - Imagem: Sony

O PS5 atingiu 77,8 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento em novembro de 2020. Com isso, o console da Sony superou oficialmente o Nintendo 3DS, que encerrou sua trajetória com 75,94 milhões de unidades comercializadas. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (14), no mais recente relatório fiscal da empresa.

Festas de fim de ano impulsionaram as vendas

O principal impulso veio no trimestre encerrado em dezembro de 2024, período de Black Friday e festas, quando o PS5 vendeu 9,5 milhões de unidades. Já no trimestre mais recente (janeiro a março de 2025), as vendas somaram 2,8 milhões.

A marca coloca o PS5 na 12ª posição entre os consoles mais vendidos da história, consolidando sua força no mercado. No último ano fiscal (encerrado em março de 2025), o console vendeu 18,5 milhões de unidades, número menor que os 20,8 milhões registrados no ano anterior.

Sony reduz expectativa para o próximo ano

Para o novo ano fiscal, que vai até março de 2026, a Sony espera vender 15 milhões de unidades de PS5, uma previsão mais conservadora. Um dos motivos pode estar relacionado às novas tarifas comerciais impostas pelo governo dos Estados Unidos, que devem impactar diretamente o custo do console em alguns mercados.

A Sony não detalhou o impacto direto das tarifas, mas a meta menor já indica um sinal de cautela para os próximos meses.