Não entendeu o título? Calma, eu explico.
Um animador 3D chamado Rustic Games recriou a sequência de abertura de Resident Evil 3 Remake de 2020 no estilo dos jogos originais. Essa técnica é conhecida como “demake”, que seria o contrário de “remake”.
No demake um jogo (ou parte dele) mais novo, de gerações atuais, é refeito com gráficos de videogames das gerações passadas, como o PS1, por exemplo.
Mas voltando ao Rustic Games BR, trata-se de um canal relativamente popular que recria cenas de jogos modernos no estilo dos jogos de PS1, alguns desses jogos incluem Resident Evil 6 , Dead Space e o mega-sucesso do ano passado Elden Ring.
Sua recente recriação da introdução de Resident Evil 3 Remake também apresenta alguns acenos inteligentes e uma reviravolta na sequência de abertura do remake oficial.
A sequência do pesadelo de Jill agora faz referência a um de seus primeiros encontros com um zumbi no Resident Evil original, desta vez fazendo com que uma versão “zumbificada” dela mesma em seu uniforme RPD apareça assim que você esvaziar a banheira.
Você pode escolher lutar contra essa Jill zumbi, mas ela o matará com uma única mordida levando à clássica tela “You died” do jogo, após a qual Jill finalmente acorda em definitivo.
O vídeo termina com um telefonema familiar e os passos iminentes de Nemesis vindo de fora.
É uma sequência muito bem trabalhada. A única coisa estranha é a Jill andando com os pés descalços e fazendo barulho, como se ela estivesse calçando um par de coturnos.
Mas esse pequeno detalhe não tira o brilho da tonelada de detalhes e referências ocultos, um dos pôsteres na parede de Jill é o port para o Nintendo DS do primeiro Resident Evil, ou seja, Resident Evil: Deadly Silence, também conhecido como a melhor maneira de jogar o Resident Evil original.
No quadro de investigação de Jill, há imagens de Chris em sua roupa pós-apocalipse Mad Max de Resident Evil 5, o apartamento em si é meticulosamente recriado no mesmo estilo pré-renderizado de planos de fundo tão conhecidos e amados pelas fãs mais antigos da franquia.
Os movimentos de Jill são visivelmente desajeitados para recriar o movimento dos “controles de tanque” dos jogos originais.
É uma recreação muito interessante que certamente agradará a qualquer fã da velha guarda de Resident Evil, incluindo eu, e especialmente aqueles jogadores que não gostam ou odeiam o novo Remake por ter mudado ou retirado detalhes que existiam no jogo original (não é o meu caso).
A série Resident Evil irá lançar em breve mais um remake: Resident Evil 4 Remake.
Embora tenha havido alguns erros ao longo do caminho, especialmente com o remake de Resident Evil 3, o remake de Resident Evil 4 conquistou enorme respeito de fãs novatos e fãs mais “puristas”, digamos assim, por sua dedicação em redefinir um amado clássico dos jogos.