Do momento em que escrevo esta notícia, faltam apenas algumas horas para o tão aguardado lançamento de Resident Evil 4 Remake. Entretanto, os jogadores que optarem por jogar no PC poderão não ficar satisfeitos com uma notícia: a proteção do jogo pelo Denuvo.
A página da Steam confirma que a versão para PC do Resident Evil 4 Remake será protegida pelo Denuvo, cujo objetivo é “bloquear” quaisquer formas de compartilhar o jogo de maneiras alternativas. Ou seja, piratear o jogo, disponibilizar na “Steam Verde”, entre outros nomes que você queira chamar.
Embora a intenção seja boa, o Denuvo ganhou má fama por prejudicar o desempenho dos jogos, resultando em travamentos, uso excessivo ou inadequado da CPU, e isso gerou certa insatisfação nos jogadores. Isso ficou bem evidente em Hogwarts Legacy.
Vale lembrar que o Resident Evil 3 Remake também foi lançado com proteção pelo Denuvo, mas algum tempo depois, a Capcom decidiu removê-la. Geralmente, o principal objetivo do Denuvo é garantir as vendas iniciais do jogo, que são cruciais para o sucesso do lançamento.
O Resident Evil Village foi outro jogo que sofreu com o Denuvo no PC e infelizmente isso pode se repetir com o Resident Evil 4 Remake. No entanto, só o tempo dirá se haverá impacto negativo na experiência de jogo.
A data de lançamento do Resident Evil 4 Remake está agendada para o dia 24 de março de 2023 para PC, PS4, PS5 e Xbox Series.