Está circulando online um boato de que a Valve sofreu um grande vazamento de dados de usuários do Steam. Alguém com o apelido Machine1337 colocou à venda na dark web um arquivo que supostamente contém logins e senhas de 89 milhões de contas. O vendedor espera ganhar 5 mil dólares.
Vale ressaltar que o vazamento ainda não foi confirmado e é bem provável que nem será. Inicialmente, foi relatado que o suposto vazamento poderia ser culpa do serviço da Twilio, que envia mensagens SMS para autenticação de dois fatores. No entanto, o jornalista independente @MellowOnline1 contatou posteriormente um representante da Valve e descobriu que a empresa não usa os serviços da Twilio.
O SteamDB também comentou o boato:
“A suposta ‘violação de dados do Steam’ parece ser registros de entrega de SMS de algum provedor, se for verdade. A Twilio afirma que não há indícios de que esses dados tenham sido obtidos da Twilio. Você não precisa alterar sua senha, pois esse provedor não terá as informações da sua conta.”
Resumindo: parece que tudo não passa de um boato e você não precisa se desesperar, com medo de ter seus dados vazados por meio da sua conta Steam. Por outro lado, não significa que você não deve ser cauteloso e protegê-la da melhor maneira possível.
Independentemente disso ser apenas um rumor, proteja sua conta Steam
Futuramente, num outro ou outros artigos, entraremos mais a fundo sobre o tema segurança na internet e como você pode se proteger de ataques hackers.
Mas se sua conta Steam está sem autenticação de dois fatores, aconselhamos habilitar a proteção adicional. Veja como fazer:
- Abra a seção “Segurança” (Vá em: Steam, Configurações, Segurança) e altere a senha.
- Baixe o aplicativo para dispositivos móveis Steam.
- Habilite a autenticação de dois fatores do Steam Guard.
Ainda falando em Steam, em março, a Valve anunciou que sua plataforma de jogos quebrou seu recorde diário online, atraindo 40,5 milhões de jogadores.