O lançamento de Star Wars: Jedi Survivor definitivamente não foi do jeito que Respawn provavelmente esperava. O anúncio de um mega patch de day one e cópias físicas duvidosas causaram preocupação entre a base de fãs antes do lançamento, mas agora sérios problemas de desempenho no PC foram adicionados à crescente lista de controvérsias do jogo.
Eles são tão ruins que os fãs recorreram à Steam para expressar seu descontentamento, elevando as análises dos usuários do jogo para “Ligeiramente Negativas” no lançamento.
A equipe da Respawn Entertainment emitiu uma declaração sobre esses problemas de desempenho no PC, pedindo desculpas a qualquer um que tenha sido afetado e prometendo que as correções estão em andamento.
De acordo com Respawn, os problemas no PC são causados por vários fatores diferentes, mas explica que aqueles com PCs de última geração estão sendo mais afetados.
Em particular, a Respawn culpa o uso de chipsets multi-threaded e GPUs de ponta como uma das principais causas e garante aos fãs que está trabalhando em uma solução. (Puxa, que bom, né?!)
No entanto, este pedido de desculpas não parece ter acalmado os ânimos entre os jogadores de PC, que provavelmente estão fartos do mau estado dos ports de PC este ano.
Alguns estão acusando Respawn de saber sobre esses problemas, mas lançar o jogo de qualquer maneira, enquanto outros estão com a desenvolvedora tentando minimizar o problema, dizendo que apenas “uma porcentagem” dos jogadores está enfrentando problemas.
Também parece que aqueles que estão jogando nos consoles também estão enfrentando muitos problemas, algo que a Respawn não abordou em sua nota.
Existem vários fãs pedindo correções para a versão PS5 de Jedi: Survivor também, já que o HDR parece estar causando todos os tipos de anormalidades gráficas.
A Respawn respondeu a esses jogadores e promete correções para HDR no PS5, mas isso confirma que o desempenho é muito ruim na maioria das plataformas.
Não há prazo para a implementação dessas correções, mas Respawn explica que cada patch precisará ser testado para evitar causar ainda mais problemas.
Então, se você é alguém que ainda está em dúvida sobre pegar Star Wars: Jedi Survivor, eu aconselharia você esperar um ou dois meses enquanto os desenvolvedores consertam as coisas e fazem o jogo rodar sem problemas em todas as plataformas. Até porque o jogo está custando R$ 300 no PC e um pouquinho a mais nos consoles.
Também vale a pena ficar de olho na conta oficial do EA Star Wars no Twitter para atualizações futuras sobre desempenho, se você quiser jogar o mais rápido possível.