Recentemente a Valve anunciou uma mudança sobre as informações que desenvolvedores precisam compartilhar com o seu público nas páginas de jogos na Steam, e agora, qualquer jogo que possua um anticheat nível kernel, vai precisar deixar essa informação de maneira clara na descrição do jogo na loja Steam.
Essa nova informação vai aparecer como destaque em um novo campo criado pela Steam, e em jogos mais antigos, a Valve vai entrar em contato com parceiros sobre jogos que se enquadram nessa categoria, para que adicionem essa informação na descrição.
“Ouvimos de mais e mais desenvolvedores recentemente que eles estão procurando a maneira certa de compartilhar informações anti-cheat sobre seus jogos com os jogadores“. Disse a Valve. “Ao mesmo tempo, os jogadores têm solicitado mais transparência em torno dos serviços anti-cheat usados nos jogos, bem como a existência de qualquer software adicional que será instalado dentro do jogo.”
Segundo a Valve, “se um jogo contiver um anti-cheat baseado em cliente ou servidor que não seja baseado em kernel, enviar o campo de descrição é opcional, mas geralmente achamos que qualquer jogo que faça uso de tecnologia anti-cheat se beneficiaria em informar os jogadores.”
A Valve ainda diz que vai gerar uma lista pré-fabricada dos provedores anti-cheat mais comuns, assim como um campo “outro”, para que desenvolvedores adicionem se tiver seu próprio sistema anti-cheat, ou se o sistema usado ainda não estiver listado.