A Valve divulgou os resultados da pesquisa de hardware de CPU e GPU Steam de maio de 2023. Esses resultados vêm de uma pesquisa mensal que coleta dados sobre os tipos de hardware e software usados pelos clientes da Valve.
Como podemos ver, a Intel continua sendo a rainha dos processadores.
Embora a maioria dos processadores Ryzen tenha recebido críticas favoráveis, a equipe vermelha não conseguiu capturar o suficiente do mercado de processadores.
De dezembro de 2021 a maio de 2023, eles conseguiram aumentar sua participação de mercado em apenas 2,5%.
Quando se trata de GPUs, a NVIDIA é simplesmente imparável. A equipe verde detém 76% do mercado de GPU, tornando-a a escolha número um para a maioria dos jogadores de PC.
E sim, mesmo após o lançamento, digamos, não tão bem recebido de algumas GPUs da série RTX 40, os verdes ainda conseguem manter sua participação no mercado.
Da mesma forma, a AMD conseguiu manter sua própria participação no mercado de GPU, enquanto a Intel ainda está em terceiro lugar (apenas 8,5%).
A GPU mais comum, de acordo com a pesquisa, é a NVIDIA GeForce GTX 1650. Também vemos que a maioria dos participantes da pesquisa usa processadores com pelo menos 6 núcleos de processamento.
Além disso, vemos que a maioria deles roda seus jogos em 1080p e que a maioria das GPUs que usam são equipadas com 8 GB de VRAM.
No geral, está ficando claro que a NVIDIA não tem motivos para se preocupar com a recepção de suas GPUs. Sua participação no mercado permaneceu a mesma mesmo após o lançamento do RTX 4060.
A diferença entre o time verde e vermelho é significativa. Portanto, infelizmente, não vemos a AMD pressionando a NVIDIA num futuro próximo. Digo infelizmente, pela questão da concorrência que é saudável para nós, consumidores.