Steam
Steam (Imagem - Valve).

A Valve revelou que mudou a sua abordagem em relação aos jogos que utilizam Inteligência artificial, no qual a partir de agora, os desenvolvedores precisam preencher um questionário na Steam para descrever como a Inteligência artificial afeta o desenvolvimento e execução do jogo.

Segundo a Valve, essas informações serão usadas durante a análise dos jogos antes de seu lançamento. A Valve também vai incluir boa parte dessas informações na página do jogo na Loja Steam, para que os usuários também estejam cientes de como a Inteligência artificial é usada em determinados jogos.

Categorias de Inteligência Artificial em jogos na Steam:

  • Geração prévia: qualquer tipo de conteúdo (arte, código, som etc.) criado com o auxílio de ferramentas de IA durante o desenvolvimento. Conforme o Acordo de Distribuição do Steam, você garante à Valve que o seu jogo não incluirá conteúdo ilegal ou que viole direitos autoriais, e que ele será consistente com os seus materiais de divulgação. Na nossa análise pré-lançamento, avaliaremos o conteúdo-final gerado por IA no seu jogo da mesma forma como avaliamos os demais tipos de conteúdo — incluindo uma verificação se o seu jogo atende ao combinado.
  • Geração em tempo real: qualquer tipo de conteúdo criado com o auxílio de ferramentas de IA durante a execução do jogo. Além de seguir as mesmas regras de conteúdos de IA de geração prévia, a geração em tempo real tem um requisito adicional — no questionário de conteúdo, você deverá nos informar as barreiras implementadas na sua IA para garantir que não gere conteúdo ilegal.

E a partir de agora, a Steam também está lançado um novo sistema que permite aos usuários denunciarem conteúdo ilegal dentro de jogos que apresentam conteúdo de Inteligência artificial por geração em tempo real. Usando o Painel Steam dentro do jogo, é possível denunciar facilmente qualquer conteúdo encontrado, caso acreditem que ele deveria ter sido evitado por uma barreira implementada na geração de conteúdo de IA.

A única exceção segundo a Valve, serão jogos com conteúdo sexual explícito para adultos com Inteligência artificial de geração em tempo real, já que a empresa deixou claro que “não podemos lançar esse tipo de conteúdo no momento”.

A Valve ainda pede desculpas por ter dificultado a tomada de decisões de alguns desenvolvedores, já que a empresa alega que “não acreditamos que o melhor para os nossos usuários e desenvolvedores seja tomarmos decisões apressadas sobre assuntos tão complexos. Continuaremos aprendendo com os jogos enviados no Steam e com o progresso jurídico em torno da IA, reavaliando essa decisão quando necessário”.