A EA anunciou oficialmente sua franquia substituta de futebol após o colapso do acordo da editora com a FIFA no ano passado. Embora já conheçamos o título do sucessor de FIFA há algum tempo, a EA agora confirmou que seu novo nome é EA Sports FC em um novo site lançado hoje cedo.
Como você pode ver no site da EA Sports FC, o jogo contará com parcerias com algumas das maiores ligas do futebol, incluindo Premier League, UEFA Champions League, UEFA Women’s Champions League, La Liga Santander, Bundesliga, Ligue 1, Serie A, CONMEBOL Libertadores, Barclays Women’s Super League, NWSL e muito mais, conforme indicado pela série rotativa de logotipos.
O único nome que parece estar faltando é o da FIFA, que optou por encontrar um novo parceiro de desenvolvimento para sua franquia de jogos de futebol de longa data após o fracasso das negociações com a EA.
“É aqui que começa a história do EA Sports FC”, disse o vice-presidente sênior e gerente geral Nick Wlodyka em um comunicado à imprensa.
“Estamos construindo sobre 30 anos de liderança e história, criando experiências que unem a comunidade global do futebol e continuamos a levá-la para um futuro que prioriza os torcedores. O EA Sports FC será um símbolo para o esporte, um símbolo de inovação e mudança, e estamos animados para mostrar aos nossos fãs mais sobre o futuro em julho.”
Não sabemos muito sobre o próximo jogo em si, mas podemos supor que será muito parecido com o FIFA 23, apenas sem a marca FIFA. A EA forneceu uma postagem inteira dedicada ao logotipo e à tipografia do EA Sports FC, bem como um conjunto completo de produtos de futebol da marca que certamente estarão à venda em breve.
Para quem não está sabendo, a FIFA e a EA tiveram uma briga muito pública depois que a FIFA exigiu US $ 1 bilhão para estender seu contrato de licença.
Assim, uma parceria de 28 anos chegou ao fim, com a EA decidindo continuar produzindo sua franquia de futebol de longa data com um novo nome. Conhecemos esse nome há mais de um ano, mas a EA ainda não o havia anunciado oficialmente até agora.
Quanto à FIFA, a gigante do futebol ainda parece estar em processo de encontrar um novo desenvolvedor para licenciar seu nome. A última vez que ouvimos, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse que o FIFA 25 – confirmando notavelmente que o FIFA 24 será ignorado – será “o melhor egame”, seja lá o que isso signifique.
Ele também disse esperar mais notícias sobre a série FIFA “muito em breve”, embora já tenha passado mais de um ano e ainda não tenhamos informações sobre os planos da FIFA para o próximo jogo.
A EA, no entanto, parece estar avançando com seu rebranding. Só podemos imaginar se talvez a FIFA se arrependa da maneira como lidou com as negociações do ano passado.