Nintendo Switch

Você já deve ter visto o preço do novo Nintendo Switch 2, que foi anunciado de uma maneira um tanto quanto estranha, após o término do Direct de ontem, ao invés de durante o evento. Agora, na primeira transmissão ao vivo pós-Direct, chamada Treehouse, a Nintendo enfrenta uma plateia difícil. 

A pressão do público 

Agora, na primeira transmissão ao vivo pós-Direct, chamada Treehouse, a Nintendo enfrenta uma plateia difícil. O chat está sendo inundado por uma enxurrada de mensagens de fãs exigindo que a Nintendo “abaixe o preço do Switch 2”. Parece que os apelos se referem tanto ao console, que custa $449,99/£395,99/€469,99 na versão padrão, quanto ao Mario Kart World, que tem preço à parte de $79,99/£74,99.

Até a demonstração do hardware, chamada Welcome Tour, que não é gratuita, pode ser parte do problema. Durante a transmissão, que exibiu jogos como Metroid Prime 4: Beyond e Donkey Kong Bananza, o foco do público pareceu estar mais em pressionar a Nintendo a “abaixar o preço”, com mensagens em letras maiúsculas, do que realmente no conteúdo apresentado.

Será que funciona?

Donkey Kong Bananza
Donkey Kong Bananza – (Créditos: Nintendo).

Acompanhamos atentamente a transmissão, e é impossível ignorar a constante reclamação sobre os preços que domina o chat desde o início do Treehouse. Entre os comentários, destaca-se não só a pressão pelo abatimento dos preços, mas também das tentativas de alguns espectadores de discutir os jogos apresentados. 

Este nível de reclamação constante até supera o volume de mensagens “SKONG” que surgiram após a aparição de Hollow Knight: Silksong no Direct de ontem, um verdadeiro termômetro da insatisfação dos fãs. Será que os gamers vão deixar de comprar os produtos se a Nintendo não ajustar os preços em resposta a estes protestos?

É uma situação delicada, pois o medo de perder as novidades pode ser maior do que a vontade de protestar através do boicote. A Nintendo, conhecida por seguir firmemente seu próprio rumo, enfrenta agora um verdadeiro teste de resistência à pressão pública.