Todd Howard falou sobre o futuro de The Elder Scrolls 6 e confirmou o que os fãs já debatiam há tempos: os projetos recentes da Bethesda representam um afastamento da fórmula tradicional do estúdio. Durante o Kinda Funny Gamescast, ele classificou Fallout 76 e Starfield como um “desvio criativo” do estilo clássico e afirmou que, com o novo jogo, a equipe está retornando às suas raízes.
“Se você observar nossos jogos, verá que sempre evoluímos. Há um estilo específico que apreciamos e que nossos fãs também apreciam, e queremos continuar aprimorando-o. De muitas maneiras, Fallout 76 e Starfield foram pequenos desvios criativos do Elder Scrolls e do Fallout clássicos, onde você explora o mundo de uma forma específica. E, ao retornarmos ao trabalho em The Elder Scrolls 6, estamos voltando àquele estilo clássico que sentimos falta e que conhecemos muito bem.”
Todd Howard
Segundo Howard, o estúdio ainda vê espaço para inovação mesmo dentro de uma estrutura familiar — os desenvolvedores querem que os jogadores, ao entrarem no mundo do jogo, sintam como se o estivessem experimentando “pela primeira vez”.
Ao mesmo tempo, o chefe da Bethesda alertou que o lançamento ainda está longe, embora a equipe esteja se aproximando de uma etapa importante do desenvolvimento e esteja satisfeita com a direção do projeto.
Ele também abordou o lado técnico do jogo. Nos últimos anos, a Bethesda atualizou seu motor gráfico interno, evoluindo o Creation Engine 2 para o Creation Engine 3 — é nessa versão que The Elder Scrolls 6 e os futuros projetos do estúdio estão sendo desenvolvidos. De acordo com Howard, a tecnologia atualizada permitirá maior detalhamento e profundidade do mundo.
Apesar de ter sido anunciado há sete anos, pouco ainda se sabe sobre o jogo — não há data de lançamento nem cenário oficialmente confirmado. Enquanto algumas fontes situam o jogo em diferentes regiões, como Valenwood, outras afirmam que pode haver um conflito com o Domínio Aldmeri.








