Street Fighter V
Street Fighter V (Créditos Imagem - Capcom).

A Capcom Cup retorna pela primeira vez desde 2019 e os jogadores profissionais de Street Fighter 5 de todo o mundo se encontrarão para duelar.

A prática e a preparação estarão em jogo porque os profissionais estarão lutando por um prêmio total de US$ 300.000. É uma competição importante e, portanto, a decisão de mudar o hardware que os jogadores usarão é significativa.

A conta oficial dos lutadores da Capcom e do tour profissional twittou que a Capcom Cup será disputada no PC com telas definidas para 144 Hz.

Embora não tenha sido fornecidos mais detalhes sobre as especificações desses PCs, podemos supor que eles serão poderosos o suficiente para lidar com o jogo, enquanto os 144 Hz devem ajudar a reduzir o atraso de entrada (o tempo que leva para o pressionamento de um botão aparecer na tela).

Baixo atraso de entrada é importante para jogadores profissionais e na cena do jogo de luta pode significar uma diferença de milissegundos entre um bloco ou contador que eles não gostariam de ver atrasado pelo hardware.

Mesmo que Street Fighter 5 possa ser um jogo de 60 FPS, um comentarista da cena de esportes eletrônicos de Street Fighter e entusiasta de jogos de luta, James Chen, apontou que foi demonstrado que Street Fighter 5 se beneficia de Hz mais alto, mesmo sendo um título de 60 fps.

O site The Verge citou o profissional do Street Fighter Arman Hanjani – Phenom em torneios – que disse que a comunidade tem jogado principalmente no PC nos últimos anos, dizendo que é onde o jogo é “mais responsivo”.

É uma mudança marcante, já que o PlayStation 4 costumava ser o hardware escolhido para torneios antes da pandemia de Covid-19.

Embora a capacidade de resposta mais rápida dos PCs seja onde os profissionais acham que está, pode ser difícil para os organizadores do evento garantir que todos os PCs dos concorrentes sejam consistentes, com os mesmos drivers e atualizações instaladas, e o atraso de entrada seja uniforme em todos os aspectos. Com os consoles, o campo de jogo pode ser igual e é muito mais fácil de manter uma equivalência.

Comenta-se que o próximo Street Fighter 6 está mais rápido do que nunca com seu recurso de redução de atraso de entrada no PS5 e Xbox Series X. Mas os jogadores profissionais estarão treinando seus reflexos para um dos últimos grandes torneios de Street Fighter 5 no próximo dia 12 de fevereiro.