Um trailer conceitual recém-vazado para o jogo Doom 4 cancelado mostra uma visão radicalmente diferente e focada no terror da icônica franquia de matança de demônios que nunca aconteceu.
Ativos do projeto enlatado surgiram online em várias ocasiões anteriores, mais recentemente na forma de algumas imagens do Doom 4 que surgiram no outono de 2022.
Doom 4 entrou em pré-produção em 2008, conforme revelado anteriormente pelo cofundador da id Software e ex-consultor executivo da Meta VR, John Carmack.
O projeto acabou em um inferno (que irônico) de desenvolvimento e acabou sendo descartado em 2013, depois que o estúdio surgiu com um conceito totalmente novo para uma reinicialização de Doom, lançada três anos depois.
Embora os funcionários da id Software tenham sido citados anteriormente como dizendo que as primeiras versões do jogo pareciam muito semelhantes a Call of Duty, este trailer conceitual recém-surgido de 2012 – compartilhado pela mesma fonte que já vazou cenas de jogo do Doom 4 em 2020 – não corrobora com essas impressões privilegiadas.
O vídeo de 33 segundos se concentra principalmente nos elementos de terror do jogo, apresentando encontros com uma parede feita de corpos abomináveis, inimigos semelhantes a Xenomorfos e uma grande variedade de outros rastreadores assustadores.
Como tal, o conceito provocado parece estar mais próximo de um jogo Dead Space em primeira pessoa do que de uma experiência típica de Call of Duty, pelo menos é o que aparenta no trailer. Veja você mesmo:
O fato de que este trailer recém-surgido está emitindo vibrações de terror suburbano não é acidental, visto que Doom 4 deveria acontecer na Terra.
De acordo com relatórios anteriores, o jogo teria encarregado os jogadores de lutar contra outra invasão de demônios como parte de uma força de resistência de guerrilha.
Portanto, parece que esses primeiros conceitos estavam indo para uma versão modernizada do Doom 2 de 1994, visto que o clássico do MS-DOS apresentava uma premissa idêntica.
No final das contas, a semelhança de jogabilidade com a série Call of Duty levou a equipe a descartar todo o empreendimento e criar uma reinicialização completa na forma deste Doom, lançado para PS4, Xbox One e PC em 2016 e Nintendo Switch, um ano depois.
Os desenvolvedores deram sequência ao aclamado pela crítica com Doom Eternal, lançado em 2020.
Um ano depois, a ZeniMax Media, controladora da id Software, foi adquirida pela Microsoft e, embora a gigante da tecnologia tenha uma abordagem bastante prática para gerenciar sua crescente família Xbox Game Studios, nenhum jogo Doom principal foi revelado desde então.
No mês passado, no entanto, a empresa irmã da id Software, Bethesda, anunciou um novo jogo Doom para celular, que está programado para ser lançado ainda este mês.