Sweeney e Newell

Na saga em andamento do processo de Wolfire contra a Valve, que continua, pudemos ver uma visão engraçada dos bastidores e Tim Sweeney estava descontente com a Valve.

Graças ao trabalho de Simon Carless da The GameDiscoverCo, que dá uma visão geral do que está acontecendo, pudemos ver alguns e-mails entre Tim Sweeney da Epic, Gabe Newell e o COO Scott Lynch da Valve.

Em novembro de 2018, documentos mostraram Sweeney enviando um e-mail para Newell, bem como para Eric Johnson da Valve, notificando a Valve sobre os planos de anunciar uma Epic Games Store com royalties mais elevados para os desenvolvedores.

Gabe Newell

Sweeney também menciona seus problemas com a Apple e como Sweeney deseja que a Apple se abra e espera que a Valve faça uma “mudança oportuna” e mude suas ofertas dos desenvolvedores.

Poucos dias depois, a Valve anunciou publicamente seu plano de reduzir sua porcentagem dos jogos mais vendidos do Steam.

Naturalmente, isso deixou Sweeney bastante irritado, já que o seguinte e-mail confirmou que o anúncio de lançamento da Epic Games Store seria publicado no dia seguinte, com Sweeney dizendo à Valve:

“Neste momento, vocês, idiotas, estão dizendo ao mundo que os fortes e poderosos recebem tratamento especial, enquanto 30% é para os pequenos. Todos enfrentaremos uma longa batalha se a Apple tentar manter seu monopólio e 30% fazendo acordos de bastidores com grandes editoras para mantê-las caladas. Por que não oferecer a TODOS os desenvolvedores um negócio melhor? Qual a melhor maneira de convencer rapidamente a Apple de que seu modelo agora é completamente insustentável?

Obs.: Traduzimos aqui para “idiotas” o termo que Sweeney se referiu à Valve, mas na verdade ele usou a palavra “assholes” que significa c..zões! Sacou?

A única resposta que vimos sobre isso foi do COO da Valve, Scott Lynch, enviado internamente na Valve para Johnson e Newell, que simplesmente disse:

“Você está louco Mano?”

Agora imagine o quão zangado Sweeney ficaria se visse isso e a Valve simplesmente risse disso.

Como sabemos da Valve, quando lançaram o seu relatório anual de 2023, continuaram a ganhar muito dinheiro e a quebrar repetidamente recordes de usuários, pelo que a Epic Games Store não parece estar seguindo o mesmo rumo.

No entanto, a Epic Games continua tentando atrair desenvolvedores para sua loja com várias ofertas exclusivas e jogos gratuitos semanais contínuos.