Call of Duty Vanguard
Call of Duty (Créditos Imagem - Activision).

A Microsoft pegou todos de surpresa ontem (18) ao anunciar a compra total da Activision Blizzard, gerando muita repercussão no mundo dos jogos, e neste artigo vamos conferir tudo sobre essa compra da Microsoft, sobre os valores, se os jogos da Activision Blizzard serão exclusivos da Microsoft e se alguns desses jogos também podem aparecer no Xbox Game Pass.

Vamos começar com os Valores, conforme divulgado pela própria Microsoft, a gigante investiu US$68.7 bilhões de dólares para conseguir comprar a Activision Blizzard e ser dona de todas as franquias como Call of Duty, Warcraft, Diablo, Starcraft, Overwatch, Candy Crush, além de atividades globais de eSports através da Major League Gaming.

A Microsoft também será dona de vários novos estúdios que estavam sob domínio da Activision Blizzard, como Activision Publishing, Blizzard Entertainment, Beenox, Demonware, Digital Legends, High Moon Studios, Infinity Ward, King, Major League Gaming, Radical Entertainment, Raven Software, Sledgehammer Games, Toys for Bob e Treyarch. Essa foi a maior compra da história do mundo dos jogos e agora a empresa espera ser a terceira maior empresa de jogos, ficando atrás apenas da Tencent e Sony.

Assim que o negócio for completado, a Microsoft planeja adicionar o máximo possível de jogos da Activision Blizzard no catálogo do Xbox Game Pass e PC Game Pass, além disso a Microsoft também anunciou que o Xbox Game Pass agora possui 25 milhões de assinantes ativos. Satya Nadella, o CEO da Microsoft disse ainda que “Estamos investindo profundamente em conteúdo de classe mundial, comunidade e nuvem para inaugurar uma nova era de jogos que coloca jogadores e criadores em primeiro lugar e torna os jogos seguros, inclusivos e acessíveis a todos“.


Essa compra da Microsoft ocorre meses após as reclamações de assédio sexual contra a Activision Blizzard, no qual a Activision chegou a ser processada pelo estado da Califórnia. A Microsoft não detalhou exatamente como abordará a solução para esses problemas, mas até a compra ser concluída, o atual CEO Bobby Kotick ficará no comando da Activision Blizzard.

A Microsoft agora espera que essa a compra da Activision Blizzard seja concluída no ano fiscal de 2023, o que significa que podemos esperar até 18 meses para o acordo ser concluído, e enquanto isso a Activision Blizzard e a Microsoft Gaming continuarão a operar como empresas independentes.

Fontes – Microsoft, Xbox, The Verge