No Players Online
No Players Online - (Créditos: Beeswax Games, Black Lantern Collective).

Os desenvolvedores do estúdio independente Beeswax Games, responsáveis pelo jogo de terror No Players Online, ficaram indignados com a política do Steam. O projeto foi bloqueado na plataforma por cerca de três semanas devido a uma única denúncia de violação de direitos autorais.

A trama de No Players Online gira em torno de um computador antigo que o jogador encontra e decide ligar. Um protótipo inacabado de um jogo de tiro online aparece na tela.

O jogo foi lançado no Steam no início de novembro. No entanto, quase imediatamente os desenvolvedores receberam uma notificação de violação de direitos autorais e o jogo de terror foi retirado de venda.

Descobriu-se que a denúncia foi enviada por um antigo amigo dos autores do projeto.

“Ele alegou ser coautor do jogo, apesar de não ter feito nada para ele. NPO foi criado completamente do zero pela nossa equipe”.

Beeswax Games

Os autores observaram que haviam gasto 2,5 anos e uma quantia significativa de dinheiro no desenvolvimento do jogo. No entanto, bastaram alguns minutos para bloqueá-lo.

“É inacreditável para mim que alguém possa simplesmente derrubar nosso jogo preenchendo um formulário simples, e tem sido difícil me reconciliar com essa traição de alguém que eu considerava um grande amigo”.

Beeswax Games

Felizmente, o jogo já foi desbloqueado.

“Essa situação teve um impacto significativo em nós, especialmente considerando o quão cruciais são os primeiros meses após o lançamento para pequenas empresas independentes como a nossa. Perdemos o impulso e a receita tão necessários logo após o lançamento do nosso jogo e não temos certeza se conseguiremos nos recuperar financeiramente, considerando nossas margens já apertadas”.

Beeswax Games