Console da Valve - arte conceitual - rumor
Console da Valve - arte conceitual - rumor

Inúmeros rumores — alguns de fontes confiáveis, outros de fontes mais superficiais — têm circulado sobre o retorno da Valve ao mercado de consoles domésticos. Inicialmente, pensava-se que seria um console Steam Deck 2 (codinome Fremont) que viria com uma GPU AMD RDNA 4. No entanto, uma nova listagem no Geekbench confirma que este não é o caso.

Brad Lynch, o homem que originalmente vazou as informações sobre Fremont, agora avistou o console no Geekbench. Ele possui um processador de 6 núcleos com uma velocidade máxima de clock de ~4,8 GHz. São núcleos Zen 4, como a listagem indica claramente, Hawk Point 2. Por fim, o console tem apenas 8 GB de memória DDR5-5600 onboard; um pouco baixo para um console de mesa, mas nada inesperado para um protótipo.

Uma análise do Geekbench revela que o console está equipado com uma GPU “Radeon série RX 7600”. Ele obteve 2.412 e 7.451 pontos nos testes single-core e multi-core do Geekbench 6.4, tornando-o visivelmente mais lento que o Ryzen Z2 Extreme ( 2.748/12.182 ). Nada fora do comum, já que o Z2 Extreme conta com os núcleos mais recentes do Zen 5 e Zen 5c.

Uma análise no Geekbench geralmente significa que um produto está próximo da conclusão, então é razoável supor que o Fremont da Valve esteja próximo. Uma grande revelação junto com Half-Life 3 seria o ideal, e se vazamentos antigos forem verdadeiros, pode acontecer já neste ano.