A Valve anunciou oficialmente que seu sistema operacional SteamOS está disponível para dispositivos de terceiros. A notícia chega no momento em que o Lenovo Legion Go S é apresentado na CES 2025, o primeiro dispositivo a ser fornecido com SteamOS pré-instalado em vez do Windows.
A Valve observou que o SteamOS foi projetado para fornecer uma “experiência de usuário tranquila e otimizada para jogos, enquanto mantém o poder e a flexibilidade de um PC”. Embora o sistema operacional ainda não esteja disponível em outros dispositivos portáteis, a Valve confirmou que o trabalho para sua compatibilidade está em andamento.
“Antes do lançamento do Legion Go S, lançaremos uma versão beta do SteamOS, que deverá melhorar a experiência em outros dispositivos portáteis. Os usuários poderão fazer o download e testá-lo por conta própria.”
Valve
Além disso, a comunidade está discutindo ativamente rumores sobre o possível renascimento das Steam Machines, uma linha de PCs para jogos lançada pela Valve há mais de dez anos. Embora ainda não haja confirmação destes rumores, o anúncio da expansão SteamOS pode ser um passo importante para a concretização desta ideia.
No mínimo, os usuários, se desejarem, poderão reviver essa ideia de forma independente instalando o SteamOS em seus próprios equipamentos. Ainda é um mistério o que outros dispositivos rodarão no SteamOS, mas dada a alta compatibilidade do sistema operacional e seu desempenho, é apenas uma questão de tempo até que ele apareça em outros dispositivos.