Recentemente a Valve anunciou mudanças importantes na forma como as versões de aplicativos serão gerenciadas no Steamworks, bem como a adição de novos usuários ao seu grupo de parceiro Steamworks.
O Steamworks é o conjunto de ferramentas e serviços criados pela Valve que ajudam você ou algum desenvolvedor de jogos, a configurar, gerenciar e operar o seu jogo no Steam.
Confira abaixo as informações divulgadas pela Valve
A maior mudança segundo a Valve, é que a partir de agora, qualquer conta do Steamworks que atualizar a versão associada ao ramo “default” (o ramo público padrão) de um aplicativo já lançado deverá ter um número de telefone associado, para que o Steam possa enviar um código de confirmação por mensagem de texto. Isso também vale para qualquer conta do Steamworks que precisar adicionar novos usuários. Essa alteração entrará em vigor no dia 24 de outubro de 2023, então certifique-se de adicionar um número de telefone à sua conta agora mesmo. Também planejamos adicionar esse requisito a outras ações do Steamworks, no futuro.
Gerenciamento de versões
Para qualquer aplicativo lançado, ao alterar a versão associada ao ramo “default”, o Steam enviará um código de confirmação por mensagem de texto. Você precisará informar esse código para efetivar a alteração. Observe que um código não é necessário caso o aplicativo ainda não tenha sido lançado ou caso esteja atualizando um ramo beta.
Adição de usuários
Apenas contas com permissão de administrador no seu grupo de parceiro Steamworks podem convidar outros usuários, e essa ação requer que o novo usuário confirme o endereço de e-mail dele. Com essa atualização, haverá mais um passo de segurança: será necessário informar um código recebido por mensagem de texto antes de uma conta de administrador poder convidar um usuário. Saiba mais sobre convites e gerenciamento de usuários aqui.
Perguntas frequentes
Eu costumo colocar uma versão no ar no ramo “default” usando o método SetAppBuildLive da WebAPI. Precisarei informar um código mesmo assim?
Isso é impressionante! Também atualizamos essa API para receber um ID Steam como parâmetro — enviaremos uma solicitação de confirmação para esse ID Steam pelo aplicativo móvel do Steam. Portanto, certifique-se de ter acesso à conta Steam informada e o aplicativo móvel do Steam em mãos. Observe que, a partir do dia 24 de outubro de 2023, a versão 1 da API passará a exigir um ID Steam válido. Para testar, use a versão 2 da API e informe o parâmetro “steamid” junto aos parâmetros existentes. Caso prefira, você sempre pode informar um ID Steam para exigir uma confirmação da ação, mas o parâmetro “steamid” só será obrigatório ao alterar o ramo “default” de um aplicativo lançado. Você pode continuar usando a infraestrutura existente para atualizar a versão de ramos beta ou de aplicativos ainda não lançados, sem a necessidade de informar o parâmetro “steamid”, para agilizar as suas operações.
Eu uso o steamcmd para colocar versões no ar. Precisarei informar um código mesmo assim?
Não, mas porque o steamcmd não pode mais ser usado para atualizar o ramo “default” de um aplicativo lançado. Você pode continuar usando o steamcmd para enviar versões e preparar ramos beta, mas quando chegar a hora de colocar o seu conteúdo no ramo “default” de um aplicativo já lançado, será necessário iniciar a sessão no site do Steamworks e fazê-lo por lá.
Eu não tenho um telefone. E agora?
Lamentamos, mas é necessário ter um telefone ou outra forma de receber mensagens de texto se tiver que adicionar usuários ou atualizar o ramo “default” de um aplicativo lançado.