Ultimamente, a Valve parece ter se tornado mais cuidadosa com os produtos listados para venda em sua loja Steam.
Depois de se recusar a publicar jogos com direitos autorais indefinidos sobre conteúdo gerado por IA (Inteligência Artificial), a empresa já removeu 90 jogos por serem shovelware, ou seja, produtos de baixíssima qualidade.
Navegando no catálogo do Steam, você provavelmente já se deparou com jogos que são simples flips de ativos, ou seja, jogos muito simples feitos com os mesmos ativos, geralmente comprados em sites de estoque.
Frequentemente, esses jogos têm títulos que lembram outros títulos mais conhecidos ou contêm palavras da moda como Zombie Defense TD ou Play Football.
Eles são essencialmente falsificações muito baratas, projetadas para enganar alguns compradores desavisados que foram tolerados até agora.
Desde que a Steam abriu a publicação para quase todo mundo, os jogos “shovelware” se tornaram um problema, assim como o roubo de propriedade intelectual.
Entre os jogos remotos destacam-se, por exemplo, 3D Pacman, que dificilmente teria uma licença oficial da Bandai Namco, e Flappy Bird, mas sem o consentimento do autor Dong Nguyen.
Além dos jogos, as contas de desenvolvedores também foram bloqueadas. Esta é definitivamente uma decisão positiva para a Steam, demonstrando mais atenção da Valve para questões que a comunidade vem prestando reclamando há anos.
Há uma suspeita de que algo está acontecendo nos bastidores, dadas as iniciativas recentes, incluindo novos recursos e limitações.