Recentemente vários jogos +18 foram censurados e removidos das lojas digitais para PC Steam e Itch IO, e na ocasião, essas lojas revelaram que os jogos foram removidos devido a “regras e padrões estabelecidos pelos processadores de pagamento e pelas operadoras de cartão associadas”.
Porém em uma nota recente, Visa informou que “não modera o conteúdo vendido pelos comerciantes, nem temos visibilidade dos produtos ou serviços específicos vendidos quando processamos uma transação. Quando um comerciante que opera legalmente enfrenta um risco elevado de atividade ilegal, exigimos salvaguardas reforçadas para os bancos que apoiam esses comerciantes“.
Enquanto a Mastercard disse que “não ter avaliado nenhum jogo ou exigido restrições de qualquer atividade em sites de criadores de videogames e plataformas”.
Ambas declarações são o oposto do que teriam dito tanto o Steam e o Itch IO, e a dúvida que fica é: quem está falando a verdade ?
Vale citar que uma petição contra o poder de alguns grupos poderem moderar ou não o que os jogadores podem jogar, já ultrapassou a marca de 227 mil assinaturas.