Watch Dogs
Watch Dogs (Créditos Imagem - Ubisoft).

Hoje a série Watch Dogs comemora 10 anos – o primeiro título da franquia foi lançado em 26 de maio de 2014.

Todos os trailers do Watch Dogs original causaram um grande rebuliço na comunidade de jogos: os jogadores ficaram maravilhados com os gráficos e as capacidades de hackear cidades apresentadas nos trailers do jogo.

Tudo isto foi alimentado pelo marketing agressivo da Ubisoft, no qual foi prometida aos jogadores uma verdadeira revolução nos jogos de mundo aberto, ao mesmo tempo que faziam provocações até mesmo à Rockstar Games, declarando aos jogadores que “2 meses é tempo suficiente para visitar Los Santos.”

Dois meses era o tempo que faltava para o lançamento de Watch Dogs quando a Ubisoft fez essa declaração. Ou seja, a Ubisoft quis dizer que, depois do lançamento de Watch Dogs, os jogadores não iriam mais querer saber do GTA 5.

Como você já deve saber, isso foi só um blefe por parte da Ubisoft: no lançamento, os jogadores ficaram desagradavelmente surpresos que o jogo estava longe do que os profissionais de marketing e desenvolvedores lhes prometeram.

Em 2014, o jogo decepcionou muitos fãs que esperavam ver algo verdadeiramente revolucionário, mas conseguiu um clone interessante, mas mais um de GTA. A pontuação do Metacritic do jogo foi 80.

Apesar da decepção, com o tempo, a atitude dos jogadores em relação a Watch Dogs melhorou: entre as vantagens do jogo, eles destacam a cidade de Chicago muito atmosférica, o enredo sombrio e sério, e também elogiaram a Ubisoft pelo fato de a empresa ao mesmo tempo ter a coragem de investir muito dinheiro na tentativa de criar um concorrente para GTA, embora não tenham conseguido tudo o que planejaram.

Porém, o engano dos jogadores com o marketing do primeiro título não deixou marca na série e na empresa Ubisoft: Watch Dogs 2 em 2016 recebeu boas avaliações da crítica e dos jogadores, mas muitos usuários, após serem enganados com o primeiro Watch Dogs, decidiram ser mais cautelosos ao comprar o jogo, por isso as vendas iniciais foram bastante baixas.

Ao mesmo tempo, os jogadores elogiaram a beleza de São Francisco no jogo e os recursos avançados de hacking em relação ao jogo original. É verdade que o jogo perdeu a seriedade e a melancolia do primeiro Watch Dogs.

No próximo jogo da série, Watch Dogs: Legion, vimos jogadores e críticos muito decepcionados – a tentativa da Ubisoft de introduzir um sistema no jogo com ausência de um personagem principal como tal, permitindo que você jogasse como vários moradores de Londres, acabou levando ao fato de que o enredo do jogo acabou sendo relativamente aceitável – isso se deve ao fato de que os desenvolvedores foram obrigados a escrever o roteiro para que ele se adaptasse a qualquer personagem. As vendas do jogo também foram decepcionantes.

A empresa tentou fazer as pazes com os jogadores adicionando as DLCs Ranch e Aiden Pearce ao jogo, mas de qualquer forma isso não ajudou a resolver todos os problemas de Legion.

Recentemente a Ubisoft decidiu encerrar a série. No momento, não está claro se Watch Dogs foi finalmente encerrado ou se a editora algum dia fará uma sequência, mas a série com certeza será lembrada pelos jogadores por seus aspectos positivos e negativos.