No vídeo de hoje eu abordei o crescente fenômeno de portes de jogos feitos por fãs (comunidade) para PC, muitas vezes superando o suporte oficial da Sony e outras empresas. Discutimos ainda como a comunidade tem criado soluções técnicas avançadas para trazer títulos exclusivos para o computador.
Principais destaques do vídeo:
- Atualizações de Portes Existentes: Vários projetos de fãs para jogos como Uncharted, Bloodborne, God of War 3, DriveClub, Forza e Shadow of the Colossus receberam melhorias significativas, incluindo suporte a novas resoluções, correção de bugs, estabilidade e tecnologias como DLAA e FSR 3.1.
- Gran Turismo Sport no PC: O jogo recebeu um projeto de porte nativo via engenharia reversa, permitindo que ele rode no PC com taxas entre 42 e 60 FPS, apesar de ainda estar em desenvolvimento e não fornecer arquivos originais.
- The Order: 1886: O título recebeu um porte nativo para PC por um desenvolvedor brasileiro, incluindo suporte a 60 FPS e telas ultrawide, também em fase de desenvolvimento.
- Need for Speed 2015: O projeto After Hours 2015 busca salvar o jogo da dependência de servidores online, criando um servidor offline para que ele continue jogável mesmo que a EA encerre o suporte oficial.
- Fechamento do estúdio Liquid Swords: O estúdio fechou as portas logo após o lançamento de seu primeiro jogo, Samson, que não obteve sucesso comercial suficiente.
- Críticas ao novo Launcher da Epic Games: Um ex-roteirista da Valve criticou a estratégia da Epic Games, apontando falta de identidade e foco excessivo em alfinetar a Steam em vez de melhorar a experiência social e de usabilidade da própria plataforma.
