The Alters
The Alters - Créditos da Imagem: 11 bit studios.

Os desenvolvedores do jogo The Alters, da 11 Bit Studios, fizeram uma declaração oficial, respondendo às acusações de uso de inteligência artificial generativa na criação do jogo.

Eles admitiram ter usado IA, mas apenas em casos limitados e exclusivamente durante a fase de desenvolvimento, para materiais de rascunho temporários. Um desses textos gerados por IA, destinado a ser um espaço reservado em um recurso gráfico, acabou acidentalmente na versão final do jogo. O estúdio alega que este foi um caso isolado, já identificado e que está sendo corrigido.

Há também alguns filmes licenciados que os personagens assistem. Eles foram adicionados por último e, devido a restrições de tempo, a tradução desses vídeos foi feita por IA em vez de tradutores profissionais. No entanto, após o lançamento, o estúdio começou a substituir essas traduções por versões de alta qualidade de parceiros.

O estúdio enfatiza que o conteúdo da IA representa apenas 0,3% do texto total do jogo (10.000 palavras de 3,4 milhões) e tem pouco impacto na experiência principal. No entanto, eles reconhecem que deveriam ter informado os jogadores sobre isso com antecedência.

Por fim, a 11 Bit Studios declarou que continua adaptando seus processos internos aos novos desafios da IA e busca transparência e qualidade em seu trabalho.