A Capcom removeu o DRM anti-violação Denuvo de Resident Evil Village em sua atualização mais recente. A versão para PC de Resident Evil Village há muito é conhecida por sofrer problemas de desempenho em comparação com seus irmãos de console, e provou ser causado pelo Denuvo.
Um relatório do Dark Side of Gaming confirmou a remoção de Denuvo de RE Village tanto no jogo quanto em sua loja Steam. Com o lançamento inicial do jogo em maio de 2021, são quase dois anos de proteção Denuvo.
Graças ao grande vazamento da Crytek há alguns anos, sabemos que o Denuvo cobra de seus clientes com base no tempo que o software permanece no jogo, com a maior despesa incorrida nos primeiros seis meses.
Alguns jogos removem o Denuvo nas primeiras semanas, enquanto outros – como Resident Evil 2, 3, Devil May Cry 5 e Monster Hunter World – mantêm o Denuvo por alguns anos.
E isso apesar do Denuvo ter sido acusado de causar problemas de desempenho no PC. Apenas alguns meses após a data de lançamento do jogo, uma versão crackeada de Resident Evil Village aparentemente eliminou os problemas de desempenho do jogo, provando que era o Denuvo que estava causando lags e queda de quadros.
A Capcom disse na época que estava “investigando os problemas relatados de desempenho do PC”, mas Denuvo permaneceu presente por quase dois anos, apesar das fortes evidências de que piorou a experiência do Village.
O Denuvo é conhecido há muito tempo por causar problemas em jogos de PC.
Um relatório de mais de quatro anos atrás sugeriu que o Denuvo sempre causará uma redução na taxa de quadros geral e, às vezes, pode causar problemas de desempenho ainda piores, como as animações intermitentes encontradas em Resident Evil Village.
Isso levou a uma repulsa generalizada entre os jogadores de PC que pedem que o Denuvo seja retirado de todos os jogos.
E, no entanto, Denuvo permanece em muitos títulos até hoje. Mais recentemente, a Sega incluiu o Denuvo no lançamento de Sonic Origins, o que não ajudou nas queixas generalizadas de baixo desempenho no PC.
A Arkane Studios confirmou que o próximo jogo de tiro cooperativo de caça ao vampiro, Redfall, também teria Denuvo junto com os requisitos sempre online, irritando os jogadores de PC e levando alguns até mesmo a cancelar suas pré-encomendas.
Apesar de toda a publicidade negativa dos gamers, o Denuvo ainda consegue continuar expandindo sua participação no mercado encontrando novas plataformas.
Em agosto passado, a Nintendo anunciou que traria o Denuvo anti-tech para o Switch como um passo para prevenir a pirataria e a emulação de jogos do Switch no PC.
A Nintendo está em guerra há muito tempo com a comunidade de emulação, que a editora japonesa considera meros piratas. No entanto, muitos possuem legalmente um Switch e seus jogos que preferem apenas emular a experiência em um PC para obter melhor desempenho.
Aparentemente nada irá mudar com relação ao Denuvo nos jogos. Pelo menos, por enquanto. Mas os jogadores da Steam que estavam esperando pacientemente que o RE Village removesse a tecnologia antipirataria, não precisam mais esperar.