Baldur's Gate 3 - Astarion
Baldur's Gate 3 - Créditos da Imagem: Larian Studios.

Baldur’s Gate 3 foi definitivamente uma das maiores surpresas de 2023. Embora o jogo da Larian Studios estivesse disponível em acesso antecipado há vários anos, os fãs de RPG migraram para Forgotten Realms com o lançamento da versão final do jogo, que aconteceu no início de agosto no PC e em setembro no PS5.

Mesmo as maiores empresas do setor não esperavam tal sucesso. Inclusive, os representantes do Xbox tinham uma opinião negativa sobre o jogo que ainda seria lançado.

Esta informação veio à tona graças ao recente vazamento de e-mails internos da Microsoft em conexão com sua batalha legal com a FTC dos EUA.

De acordo com o The Verge, que analisou todos os documentos da gigante da tecnologia, o Xbox estava pronto para adicionar Baldur’s Gate 3 ao Xbox Game Pass em maio do ano passado, vários meses antes do lançamento final para PC.

baldur's gate 3
Baldur’s Gate 3 – Créditos da Imagem: Larian Studios.

A empresa de Redmond considerou o jogo da Larian Studios um “RPG de segunda categoria” e a Microsoft estava disposta a pagar “apenas” US$ 5 milhões.

Obviamente, o Xbox não pretendia lançar Baldur’s Gate 3 para os consoles por meio do popular serviço de assinatura, mas sim trazer o RPG para o catálogo do PC Game Pass.

Em última análise, os desenvolvedores da Larian Studios continuam trabalhando em uma versão “nativa” para o Xbox Series, que dispensará tela dividida no Series S e estará disponível até o final de 2023.

É claro que o Xbox se beneficiaria com a inclusão do RPG da Larian Studios no Game Pass antes do lançamento da versão final para PC, pois trata-se de um jogo obrigatório para qualquer fã do gênero.