The Witcher 4 pode demorar muito tempo ainda para ser lançado, mas a CD Projekt RED forneceu muitas informações sobre o RPG de fantasia recentemente. Em particular, ficou conhecido o tamanho aproximado do mapa de The Witcher 4 e que o estúdio polaco pretende desenvolver ainda mais histórias sombrias e complexas no jogo que não têm respostas fáceis, e algumas delas estarão relacionadas com a própria Ciri.
O diretor e diretor narrativo do jogo, Sebastian Kalemba e Philipp Weber, em entrevista à Eurogamer disseram que The Witcher 4 será um jogo sombrio em que Ciri terá que enfrentar problemas difíceis de resolver mais de uma vez, e que em parte os próprios jogadores moldarão a personalidade do protagonista com suas próprias decisões.
“Eu diria que o mundo de The Witcher é muito sombrio e inspirado principalmente no folclore de fantasia sombria”, comentou Weber quando questionado sobre a representação do jogo sobre política de gênero e sexismo. “Mas também a história medieval e a história do início da Renascença, e este é um mundo que foi cruel – cruel para muitos grupos diferentes, incluindo as mulheres. Também vimos muito racismo na série The Witcher quando se trata de não-humanos, e isso é algo que queremos que continue em The Witcher 4.”
“Fazemos jogos para adultos, o que significa que também abordamos temas difíceis. Nós os abordamos de maneiras interessantes. Não damos respostas fáceis, mas frequentemente fazemos perguntas desafiadoras que os jogadores devem responder. Acho que algumas delas podem estar nesse sentido, porque sim, Ciri é uma mulher, e como uma bruxa (witcher) neste mundo, essa situação é incomum. É improvável que o sexismo esteja no centro da trama, mas como faz parte deste mundo, e queremos abordar muitos assuntos diferentes, com certeza será abordado.”
“Um dos momentos que fez de Ciri uma nova interessante protagonista para nós foi, antes de tudo, o fato de ela estar apenas começando sua jornada como bruxa. Geralt era muito experiente e até criou seu próprio código, seu próprio valor de neutralidade, desenvolvido através de uma enorme experiência. Embora Ciri ainda não tenha passado por muitas dessas coisas. Ela ainda tem muitas provações pela frente. The Witcher 4 inaugura uma nova era para a franquia, e Ciri estará no centro de todo o seu arco narrativo.”
Philipp Weber
The Witcher 4 (anteriormente codinome Polaris) é o primeiro jogo da nova trilogia The Witcher. O jogo está sendo desenvolvido no Unreal Engine 5 para PC e consoles.