SEGA

Um documento interno da Sega vazou para a rede. É presumivelmente datado de 1996 e contém muitas informações interessantes: de relatórios financeiros a esboços de trabalho. O documento conta com mais de 270 páginas.

No documento, você pode ver o layout do show floor da Sega no evento E3. Como você deve se lembrar, a E3 foi cancelada este ano, mas nos anos noventa foi um dos principais game shows.

Muitas informações são dedicadas ao console Sega Saturn. O documento traz ainda storyboards para comerciais, além de comparação direta de estatísticas com os concorrentes Sony PlayStation e Nintendo 64.

Por exemplo, para competir com sucesso com o PlayStation, a Sega acreditava que o preço do Saturn não deveria ter uma diferença de mais de $ 50 (cinquenta dólares). Mas o custo dos jogos deveria ser o mesmo.

Curiosamente, Tom Kalinske, então presidente do escritório da Sega nos Estados Unidos, acreditava que o Saturn estava vendendo mais que o PlayStation no Japão. Tom achava que a falta de estatísticas de vendas se devia à demanda extremamente alta pelo Saturn.

Naquela época, a Sega ainda não havia encerrado o suporte para o console Genesis (Mega Drive) de 16 bits, então eles ficaram de olho nas vendas de jogos.

Por exemplo, em novembro de 1995, Mortal Kombat 3 ocupava o segundo lugar em termos de número de cópias vendidas – mais de 174 mil. A propósito, Mortal Kombat 1 sai em setembro.

Se você tiver interesse em ver o documento completo (são mais de 270 páginas) pode acessá-lo aqui.