E3 Cancelada

Parece que o CEO da Ubisoft estava adivinhando: A E3 2023 foi oficialmente cancelada, pois não conseguiu “obter o interesse sustentado necessário” para prosseguir.

Esta notícia foi confirmada pelo portal IGN, que recebeu um e-mail de duas fontes anônimas que foi enviado pela ESA (Entertainment Software Association) aos seus membros oficiais.

Ele afirma que, embora a E3 “permaneça um evento e uma marca amados”, ela simplesmente não teve participantes suficientes para “mostrar o tamanho, a força e o impacto de nossa indústria”.

A ESA divulgou uma declaração oficial logo após a divulgação da notícia, alegando que muitos desenvolvedores não tinham “demos jogáveis prontas” e que “desafios de recursos” para os desenvolvedores foram a principal causa do cancelamento.

Embora esta notícia talvez possa ser decepcionante, provavelmente não será uma grande surpresa para você que está lendo e sempre acompanha as nossas notícias aqui.

Sony, Microsoft e Nintendo confirmaram que não iriam à E3 este ano, como nós noticiamos aqui. Na época, era apenas um rumor, mas depois ambas empresas confirmaram que não iriam. Essa atitude já colocou em dúvida o acontecimento do evento em questão.

Foi então anunciado que a Ubisoft se retirou em favor da transmissão de seu próprio evento, antes que editoras menores como Sega e Tencent também revelassem que não estariam lá.

Com tantos grandes nomes decidindo mostrar seus jogos em outro lugar, não é de admirar que a E3 2023 não tenha o tamanho necessário para seguir em frente.

Dito isto, ainda não está claro se este é o fim da E3. É possível que o programa retorne em 2024 em uma capacidade menor com uma escala menos ambiciosa, já que a ESA afirma que continuará trabalhando com a ReedPop em “eventos futuros da E3”, mas parece que os dias das vitrines massivas e revelações dramáticas que o evento costumava trazer já acabou.

Em vez disso, temos o Summer Games Fest no final deste ano, que deve começar em 8 de junho.