Ada Wong - Lily Gao
Lily Gao, a voz (em inglês) de Ada Wong em Resident Evil 4 Remake

A atriz Lily Gao voltou às redes sociais, rebatendo os abusos que recebeu por sua atuação como Ada Wong em Resident Evil 4 Remake. Isso ocorreu depois que ela recebeu uma série de comentários odiosos, forçando-a a sair das redes sociais na época do lançamento do jogo.

Em uma declaração, Gao diz que muito do ódio que ela recebeu decorre do fato de que muitos personagens asiáticos, como Ada, muitas vezes não são dublados por atores asiáticos.

Ela diz que tais elencos inautênticos “perpetuam uma imagem doentia que desumaniza ainda mais a comunidade que eles procuram refletir”. Gao também elogia a escrita de Ada em Resident Evil 4 Remake, dizendo que ela é uma “sobrevivente” e “absolutamente não é um estereótipo”.

“Ser a primeira atriz asiática a retratar Ada nos jogos de Resident Evil é uma honra, e serei eternamente grata ao nosso produtor e diretor por tomar a decisão sobre a representação autêntica”.

“Embora as críticas sejam esperadas, não é a primeira vez que um ator de cor enfrenta assédio racista e sexista, simplesmente por participar”, continua ela. “É hora de pararmos de capitalizar apenas a mulher asiática sexualizada, erotizada e misteriosa, e abrir espaço para homenagear todo tipo de mulher asiática”.

“Minha Ada é uma sobrevivente. Ela é gentil, justa, inteligente e engraçada. Ela é imprevisível, resiliente e absolutamente não é um estereótipo.”

Esta declaração parece ter como alvo aqueles que criticaram a Capcom por contratar Lily Gao em vez dos dubladores anteriores de Ada, nenhum dos quais eram asiáticos.

Lily Gao também foi criticada por soar muito diferente das vozes anteriores de Ada, buscando algo novo em vez de imitar o jogo original.

A resposta aos fãs parece ser – na maior parte – favorável, especialmente depois que muitos viram o nível de assédio que Gao recebeu após o lançamento de Resident Evil 4 Remake. No entanto, alguns ainda debatem seu desempenho nas respostas ou tentam minimizar a gravidade do ódio que foi enviado a ela.

De qualquer forma, parece que ouviremos mais sobre a opinião de Gao sobre Ada em breve. Hoje cedo, mais evidências da expansão centrada em Ada, Separate Ways, foram encontradas na última atualização de Resident Evil 4 Remake.

A declaração de Gao não menciona este ou qualquer trabalho futuro como Ada, mas é seguro presumir que ela estará liderando o Separate Ways, assim que for lançado.

No momento, nem sabemos se será uma DLC paga ou uma atualização gratuita. Mas, felizmente, Mercenaries acabou de ser adicionado sem nenhum custo extra, o que é um bom presságio para este novo modo de jogo.