GeForce 256
GeForce 256 - (Créditos: NVIDIA).

Há exatos 25 anos, a NVIDIA lançou a GeForce 256, a primeira GPU do mundo, e hoje a empresa é líder na indústria de placas de vídeo. Note que antes da GeForce 256 já existiam outras placas gráficas, mas este modelo específico revolucionou o mercado por ter um desempenho muito superior às placas de vídeo anteriores.

Em 1999, o mercado de jogos para PC não tinha uma solução dedicada para atender às crescentes necessidades dos jogadores. Antes de a GPU se tornar um nome familiar, soluções adicionais eram chamadas de jogos 3D e aceleradores de vídeo, que incluíam Riva TNT ou 3dfx Voodoo3. Com o lançamento da GeForce 256 em 11 de outubro de 1999, toda a indústria mudou para sempre.

Veja Também:

A GeForce 256 também foi a primeira GPU totalmente funcional e dedicada, suportando T&L (renderização e iluminação de hardware) pela primeira vez. Ele fornece um aumento significativo de desempenho para jogos que usam renderizador OpenGL como Quake III, etc.

“Vinte e cinco anos após o lançamento da GeForce 256, o mundo dos gráficos 3D passou por uma evolução incrível: os jogos de computador tornaram-se cada vez mais complexos e acessíveis a todos os entusiastas. Mas nada disto poderia ter acontecido sem a inovação inicial deste produto, lançado no outono de 1999. 25 anos em que a NVIDIA conseguiu dar continuidade à tradição iniciada com a primeira GPU da família GeForce, a GeForce 256.”

NVIDIA

A GeForce 256 pode lidar com pelo menos 10 milhões de polígonos por segundo. Isso aliviou o processador (CPU), permitindo que os desenvolvedores integrassem mais polígonos em seus jogos sem sobrecarregar o processador.

Shooters populares como Quake III Arena e UT (Unreal Tournament) e o desempenho que a NVIDIA GeForce 256 oferecia nesses jogos foram a razão de seu maior sucesso, com vendas de mais de um milhão de unidades nos primeiros meses de lançamento. Este foi um ponto de virada para a equipe verde e deu à NVIDIA o reconhecimento inicial da indústria.