Ubisoft

Hoje a Microsoft confirmou que finalmente concluiu a compra da Activision Blizzard, e a Ubisoft não perdeu tempo em anunciar que os jogos da Activision Blizzard serão adicionados ao Ubisoft+.

todos os jogos que a Activision Blizzard lançará nos próximos 15 anos, incluindo a franquia de Call of Duty e muito mais, serão adicionados ao Ubisoft+.

Segundo a Ubisoft, “em agosto, a Ubisoft anunciou um acordo com a Microsoft concedendo à editora os direitos perpétuos de streaming na nuvem para Call of Duty e todos os outros jogos atuais da Activision Blizzard e aqueles lançados nos próximos 15 anos, uma vez concluída a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Chris Early, vice-presidente sênior de Parcerias Estratégicas e Desenvolvimento de Negócios da Ubisoft, foi uma figura crucial nas negociações. Ele conversou com a Ubisoft News para discutir o que os assinantes da Ubisoft+ podem esperar agora que a aquisição foi finalizada.”

Por que a Ubisoft decidiu assumir os direitos de streaming dos jogos da Activision Blizzard? O que o acordo significa para a Ubisoft e a assinatura Ubisoft+?

Chris Early: Assumir esses direitos permite à Ubisoft trazer jogos da Activision Blizzard como Call of Duty para a Ubisoft+, bem como licenciar o acesso de streaming desses jogos para empresas de jogos em nuvem, provedores de serviços e fabricantes de consoles – o que significa que estamos ajudando a expandir o acesso para mais jogadores em serviços de streaming.

Sempre fomos uma empresa tecnologicamente voltada para o futuro e acreditamos que podemos criar diferenciação e vantagem competitiva para nossos produtos por meio da tecnologia além dos próprios jogos. Estamos ativos no espaço de streaming há muito tempo e essa é uma das razões pelas quais a Microsoft nos procurou; fomos o primeiro estúdio com o qual o Google trabalhou para o Stadia; a primeira empresa com a qual a Amazon trabalhou para Luna; e somos parceiros da NVIDIA GeForce Now há anos. Para a Microsoft, fazia sentido que se alguém estivesse familiarizado com o espaço e soubesse qual seria o valor do streaming, seríamos nós. E vimos o valor também.

Houve uma pequena discussão sobre quais direitos estariam disponíveis e, uma vez que isso ficou claro, foi fácil ver como isso nos permitiria adicionar jogos da Activision Blizzard ao Ubisoft+ e agregar ainda mais valor à nossa oferta. Também é conteúdo que pode ser novo ou diferente para nossa base de jogadores, por isso permite uma gama mais ampla de opções. Já estamos trabalhando com parceiros em todo o mundo para distribuir o Ubisoft+ e nossa lista de jogos, então adicionar jogos da Activision Blizzard a isso é mais fácil do que começar do zero em algum lugar e construir um serviço completamente novo.

Quais jogos estão incluídos no acordo? Inclui outro conteúdo como DLC

CE : O acordo inclui todos os jogos da Activision Blizzard que estão sendo distribuídos hoje e inclui todos os jogos que a Activision Blizzard lançará nos próximos 15 anos. Isso inclui a franquia Call of Duty e muito mais. Sim, inclui todo o DLC, incluindo conteúdo do jogo e pacotes de DLC para download, expansões e complementos.

Você pode explicar por que o acordo é exclusivo em algumas áreas do mundo, mas não em outras?

CE : Para obter a aprovação de sua aquisição, a Microsoft teve que buscar a aprovação de órgãos reguladores em diversas áreas do mundo. Cada órgão regulador local tinha um conjunto diferente de condições sob as quais permitiria que a Microsoft fizesse a transação. No Espaço Económico Europeu, a Comissão Europeia exigiu que a Microsoft permitisse que os serviços de streaming na nuvem permitissem que qualquer pessoa que possuísse os jogos naquele território jogasse os jogos da Activision Blizzard através de streaming gratuitamente. Por exemplo, uma empresa em França poderia vir à Microsoft e dizer: ‘Quero transmitir a jogabilidade do Call of Duty para pessoas que já possuem o Call of Duty’, e a Microsoft é obrigada a licenciar esses direitos gratuitamente a essa empresa para que os jogadores podem transmitir jogos de sua propriedade. É conhecido como “traga seu próprio jogo” e é por isso que os direitos não são exclusivos em algumas regiões.

A Ubisoft tem uma longa história de suporte a parceiros de streaming em nuvem – por que isso? Onde você vê o mercado de streaming em nuvem daqui a 10-15 anos?

CE : Nosso objetivo subjacente no mercado de jogos em nuvem é realmente ampliar o acesso aos nossos jogos para mais jogadores. Tenho várias plataformas disponíveis em minha casa e ainda faço streaming porque não quero instalar nada até ter certeza de que vou jogar. Com o streaming, posso experimentar um jogo sem esperar pelo download e então decidir que quero jogar outra coisa, que não preciso esperar para fazer o download também. Os jogos HD que estão sendo feitos continuam a evoluir e a se tornar mais complexos, então a capacidade de transmitir isso para uma variedade de dispositivos apenas a partir de uma janela do navegador ou em um hardware existente realmente abre o mercado para que mais pessoas possam jogar. acessar e jogar nossos jogos, seja qual for a situação.

Acreditamos que o streaming continuará a crescer com o tempo. Se você olhar para 15 anos atrás, quando havia empresas tentando criar plataformas de streaming, era uma época muito mais desafiadora e a infraestrutura ainda não existia. Mas se olharmos para o que está disponível para as pessoas nas suas casas hoje, a velocidade de acesso à Internet é significativamente melhor do que era há 10-15 anos. Nos próximos 10 a 15 anos, acho que a mesma coisa vai acontecer e vai continuar a melhorar. E à medida que continua a evoluir, quanto mais a tecnologia subjacente avança, mais fácil será o streaming. Ainda compro música, mas não preciso pensar em comprar um CD ou hardware para tocá-la, nem lembrar de trazê-la comigo quando sair de casa, porque minha música está disponível para mim o tempo todo. E se estou em um lugar sem conexão, posso baixar as músicas que desejo e ouvi-las offline. Acho que a mesma coisa existirá nos jogos à medida que avançarmos. Já estamos vendo um aumento significativo na parcela digital de compras, e as pessoas confiam que seus jogos estarão disponíveis sem a necessidade absoluta de mídia física para jogá-los.

O que você acha do futuro da mídia física nos jogos?

CE : Existe um mercado de edições de colecionador. Existe o aspecto de presentear itens físicos e permitir que as pessoas possam comprar facilmente um jogo em uma loja e presenteá-lo com seus amigos ou familiares. Algumas pessoas sempre desejarão possuir o disco físico. Eu simplesmente não acho que isso vai desaparecer. Eu acho que as vendas físicas podem diminuir com o tempo? Claro, mas algum dia isso desaparecerá completamente? Eu não acho.

O streaming de filmes e programas de TV é uma das principais formas pelas quais as pessoas consomem esse conteúdo hoje. Como os jogos representam um investimento de tempo maior, você acha que os jogos na nuvem podem competir com outras formas de streaming?

CE : Acho que há dois caminhos para responder a essa pergunta. Um é o conceito de streaming como método de acesso e o outro é o conceito de assinatura como método de propriedade. Em primeiro lugar, streaming é essencialmente o mesmo que comprar um disco, é apenas uma forma de levar esses bits para o dispositivo em que você irá reproduzi-los.

Eu absolutamente acho que o que é preciso é uma infraestrutura confiável por baixo, porque nenhum de nós quer estar jogando e ter um problema na Internet e de repente nosso jogo congela. Também não queremos que, quando transmitimos programas em nossa TV, todo mundo odeie quando você está chegando ao clímax de uma cena e de repente aparece o pequeno ícone de carregamento giratório e fica bravo. Mas isso acontece tão raramente, certo? É um serviço com o qual você pode contar e quando chegar ao ponto onde essas quedas de quadros ou a pequena inconsistência em sua conexão não afetam seu jogo, então será muito melhor e muito mais confiável. .

O desafio atual para streaming de jogos versus streaming de vídeo é que o vídeo é um entretenimento linear que pode ser transmitido antecipadamente e armazenado em buffer. O filme ou música é consistente, não muda de uma pessoa para outra. Como resultado, isso pode ser armazenado em buffer localmente para que você possa superar ou ocultar quaisquer pequenas quedas na sua conexão. Por outro lado, a jogabilidade é essencialmente dinâmica – você não pode transmitir antecipadamente se não souber se o jogador vai virar para um lado ou para outro no final do corredor. Ao fazer streaming de jogos, há uma necessidade mais imediata de infraestrutura de qualidade, uma conexão de internet de qualidade, por isso é mais exigente como mecanismo de streaming do que streaming de música ou vídeo. Mas, dito isso, há muitos lugares no mundo hoje onde a Internet é muito boa e onde o streaming funciona perfeitamente. Existem também áreas em diferentes países onde isso não é nada bom, onde você não tem um bom acesso por causa da infraestrutura, não por falta de vontade e não porque não há servidores em nuvem disponíveis.

E então a outra parte da questão é o lado da assinatura, é um mecanismo que vai durar? Acreditamos que sim, e é por isso que saímos e fizemos o Ubisoft+. Somos uma das poucas empresas no setor de videogames que possui conteúdo suficiente para oferecer suporte ao nosso próprio serviço de assinatura. Estamos vendo uma gama mais ampla de serviços de assinatura em jogos e acho que isso continuará. Nem todo mundo adotou assinaturas do lado do consumidor neste momento e não acho que todo mundo o fará. As pessoas escolherão o que faz sentido para elas e considero nosso trabalho fornecer uma variedade de meios de acesso aos nossos jogos. No fundo, nossa principal função como empresa é criar ótimos jogos e o que fazemos a partir daí é colocá-los nas mãos do maior número de pessoas possível, e se algumas pessoas quiserem se inscrever e obter acesso ao jogo dessa forma , ótimo. Se algumas pessoas quiserem comprar jogos físicos ou downloads, ótimo. Quanto mais pessoas tiverem acesso aos nossos jogos, mais opções elas terão, e isso mostra que estamos fazendo bem o nosso trabalho.

Onde os jogos da Activision Blizzard estarão disponíveis para transmissão no futuro?

CE : Da nossa parte, isso é algo que veremos com o passar do tempo e as coisas evoluem. Nossa expectativa é que eles estejam no Ubisoft+, e então teremos o direito de poder licenciá-los individualmente também para empresas. Talvez haja uma empresa em algum lugar do mundo que queira licenciar esses direitos e adicioná-los ao serviço de streaming que possui ou iniciar um novo serviço de streaming, e acho que isso fará parte da diversão dos próximos 15 anos ou mais de como o streaming evolui. Para esclarecer, todos os jogos que virão da Activision Blizzard nos próximos 15 anos e os jogos que existem agora, temos esses direitos de streaming perpetuamente. Assim, mesmo depois de os termos deste acordo terminarem, ainda teremos esses direitos e ainda seremos capazes de fornecer esses jogos a pessoas e empresas em todo o mundo, por isso há muitas possibilidades.

Quando os jogadores poderão jogar todos esses jogos no Ubisoft+?

CE : Sabemos que os jogadores estão entusiasmados com a chegada de mais jogos ao Ubisoft+ e levaremos o tempo necessário para garantir que o back-end suporte totalmente a experiência que queremos que os jogadores tenham. Agora que o negócio está fechado, o elemento operacional pode começar a arrancar.