Amnesia: The Bunker
Amnesia: The Bunker - (Créditos da Imagem: Frictional Games).

Quando Amnesia: The Bunker foi revelado pela primeira vez no final do ano passado, os fãs ficaram surpresos ao ver o protagonista empunhando uma arma. Amnesia notoriamente manteve seus jogadores no limite, retendo qualquer meio significativo de defesa, e ter uma arma parecia uma saída fácil.

Bem, temos boas ou más notícias, dependendo de como você aborda jogos de survival horror como Amnesia.

De acordo com uma prévia recente, o revólver de Henri não fará muito para danificar o terrível monstro que o persegue pelo bunker.

Na melhor das hipóteses, vai atordoar o monstro brevemente e, na pior das hipóteses, vai apenas irritá-lo.

Tudo isso é cortesia de uma prévia de uma hora da PC Gamer. O revólver é descrito menos como uma arma e mais como uma “ferramenta” de último recurso.

Atirar no monstro de fato evita que ele consuma Henri, mas também o torna mais agressivo nos encontros subsequentes.

Além disso, a munição é escassa e a recarga leva uma eternidade (afinal, este é um revólver da Primeira Guerra Mundial), então não há garantia de que você terá balas de sobra quando o monstro o alcançar.

Para quem não sabe, Amnesia: The Bunker faz você assumir o controle de Henri Clement, um soldado francês que acorda no bunker titular depois de ter ficado inconsciente na luta da Primeira Guerra Mundial. Uma terrível criatura invisível – mas definitivamente não inédita – o perseguirá pelos corredores subterrâneos apertados.

Henri pode manter o monstro sob controle mantendo as luzes do bunker acesas, mantendo o gerador no escritório administrativo abastecido, mas como em todos os jogos Amnesia, a melhor defesa é uma fuga rápida.

Ao contrário dos jogos anteriores, Amnesia: The Bunker apresentará objetos aleatórios, ameaças não roteirizadas e mais resolução de quebra-cabeças, embora às vezes esses quebra-cabeças possam sofrer um curto-circuito com uma granada bem lançada.

The Bunker levará entre quatro e seis horas para ser zerado, com os elementos aleatórios destinados a várias jogadas.

O monstro também não tem script e pode aparecer a qualquer momento, embora alguns fatores tornem mais provável que apareça. As luzes apagadas, por exemplo.

Amnesia: The Bunker chega ao PC, Xbox e PlayStation em 16 de maio.